Ações internacionais 04 de Dezembro de 2019

Novo portal do ARCU-SUL tem documentos e informações sobre acreditação de cursos no âmbito do Mercosul

Todas os documentos, informações e resoluções relativos à acreditação de cursos de graduação dos países do Mercosul e associados estão disponíveis no novo portal do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (ARCU-SUL). A Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), gestora do sistema, reformulou e controla, de forma independente, o conteúdo do novo portal, situado no endereço arcusul.org.

Interessados na acreditação de cursos, sejam pessoas físicas ou jurídicas, têm acesso, pelo site, às resoluções que descrevem as condições de oferta dos cursos avaliados por país, curso e instituição. Os documentos podem ser consultados no sistema ou baixados em formado de arquivo PDF. No portal, há um link para o banco de avaliadores, um sistema com cerca de mil profissionais capacitados para realizar as avaliações in loco utilizando os instrumentos acordados para acreditação. O sistema, desenvolvido pelo Inep, só é acessível com login e senha.

Áreas – Os estudantes formados em cursos reconhecidos pelo ARCU-SUL contam com uma tramitação simplificada dos documentos para revalidação do diploma nos países participantes. Os cursos abrangidos pelo sistema são agronomia, arquitetura, enfermagem, engenharia, veterinária, medicina, odontologia, farmácia, geologia e economia. Até 2019, passaram pelo processo de acreditação 354 cursos, 90 deles no Brasil. A validade da acreditação é de seis anos.

ARCU-SUL – O sistema ARCU-SUL é resultado de um acordo firmado, em 2009, entre os ministros da Educação das nações integrantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul). As reuniões da Rana ocorrem semestralmente; a próxima vai ocorrer em Assunção, Paraguai, que assume a presidência pro tempore do bloco para o primeiro semestre de 2020. Atualmente, participam do sistema: Bolívia, Chile, Colômbia e Equador, além dos membros, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o executor do sistema de avaliação de instituições de educação superior e de cursos de graduação.

Conheça o novo portal do ARCU-SUL

Saiba mais sobre o ARCU-SUL