Anasem 12 de Setembro de 2016

Nova avaliação para estudantes de medicina será aplicada em novembro

A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) será aplicada em 9 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta feira, 9, no Diário Oficial da União, as regras para a realização do exame, que nesta primeira edição terá a participação apenas de alunos dos 2º ano dos cursos de medicina.

O processo de formação dos estudantes é o foco da ANASEM. Serão considerados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes desenvolvidas durante a graduação, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais desses cursos. Além disso, os processos relacionados à esta nova Avaliação serão realizados de forma articulada aos do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expeditos no Exterior – REVALIDA, sendo que os resultados poderão servir de referencial de qualidade do ensino médico e se constituir em modalidade única ou complementar aos processos de seleção para Residência Médica.

Esse, certamente, será um forte estímulo para a participação dos estudantes dos cursos de medicina na Avaliação. Ainda mais porque a ANASEM passa a se constituir em componente curricular obrigatório, sendo a situação de regularidade inserida no histórico escolar e uma condição para a diplomação.

A responsabilidade pela inscrição na ANASEM, que deve ser feita de 15 a 20 de setembro, será das Instituições de Ensino Superior – IES, as quais deverão posteriormente divulgar amplamente a lista dos estudantes inscritos. O Inep disponibilizará, até 15 de setembro, por meio de endereço eletrônico, as instruções necessárias às IES para a inscrição eletrônica dos universitários habilitados ao exame.

Provas – A Anasem 2016 será aplicada no próprio local da sede do curso, conforme registro no cadastro da IES no Sistema e-MEC. As provas terão início às 13h (horário oficial de Brasília), com 4 horas de duração e serão compostas por 60 itens, com questões de múltipla escolha e três itens discursivos.

  • Clique aqui para ver a portaria publicada em 09/09/16 no DOU
  • Clique aqui para ver a portaria publicada em 26/08/16 no DOU

Assessoria de Comunicação Social