Laboratório 21 de Novembro de 2012

Municípios recebem Prêmio por práticas de gestão


A solenidade de entrega, dia 19/11, do Prêmio Inovação na Gestão Educacional 2011 demonstrou a importância dos 10 projetos vencedores para a continuidade das políticas públicas de educação em todo o país. Para além da esfera dos respectivos municípios, as experiências contempladas têm em comum a característica de propor ideias novas, cujos bons resultados já estão comprovados.

O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, durante a cerimônia no hotel Carlton, em Brasília, agradeceu aos participantes pelo benefício que trazem ao Brasil. "É um trabalho muitas vezes anônimo, mas que é muito mais relevante que qualquer governo e que é feito por um comprometimento pela educação", destacou.

Também presente no evento, a secretária executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Vivian Melcop, destacou que a relevância do Prêmio é divulgar as experiências inovadoras na educação em gestões municipais. "Como 73% dos prefeitos que receberão os cargos em janeiro ainda não exerceram mandato, essas experiências são muito importantes para a continuidade das políticas públicas de educação", enfatizou.

A necessidade do prosseguimento dos projetos de educação nos municípios também foi a tônica da fala da coordenadora do setor de educação da Unesco, Maria Rebeca Gomes, que ressaltou como "o esforço para melhorar a qualidade da educação não é uma tarefa fácil e exige continuidade".

Já Maria Lina, secretária de Educação de Rio das Ostras (RJ), cujo sistema de avaliação educacional foi um dos projetos contemplados, contou que a disposição em participar do Prêmio criou meios para que crescesse o Ideb do município. Com 62 anos dedicados à educação, Maria Lina disse que o Prêmio lhe trouxe entusiasmo para continuar trabalhando.

"A educação cresce e se torna vitoriosa, quando a Secretaria Municipal de Educação tem o apoio do Executivo municipal", destacou também a secretária, ao agradecer o empenho do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, presente no evento. Além dele, participaram os prefeitos de outros dois municípios premiados: Rio do Sul (SC), Milton Hobus, e Santa Bárbara de Goiás, Paulo Martins de Deus.  

Assessoria de Comunicação do Inep