Educação Básica 10 de Setembro de 2012

Mostra recebe vídeos feitos nas escolas

A Mostra Cinema Popular Brasileiro tem um panorama especial para filmes feitos em escolas das redes municipal e estadual de todo o Brasil. Mais de 60 filmes já foram exibidos pelo projeto, que acontece em Nova Friburgo (RJ) e também promove debates sobre temas dos filmes. A primeira edição aconteceu em 2004, com o pretexto de divulgar um curta-metragem gravado na cidade. Depois disso, a ideia pegou e a exibição de vídeos das escolas acabou entrando na programação da Mostra.

Em 2012 ocorre a 9ª edição do evento. As inscrições, abertas para todo o Brasil, seguem até o dia 22 de setembro e são feitas pela internet. A inscrição é dividida em duas etapas. Na primeira etapa será feito o cadastro no site. Depois da aprovação, o filme deverá ser enviado. Após o upload do filme, será gerada uma URL que precisa ser anexada ao formulário de inscrição na Mostra, etapa seguinte no processo de registro dos trabalhos. Os responsáveis pela inscrição de filmes devem então enviar mensagem para cinemapopularbrasileiro@gmail.com. A ficha de inscrição precisa ser impressa e mandada para a organização até o dia 22 de setembro.

A inscrição só se realizará depois da postagem do filme no Videolog (ou Vimeo), do envio da ficha e do termo de autorização de exibição, ambos assinados pelos produtores do trabalho. Isso significa que não se pode deixar para a última hora, pois todo o processo de inscrição e confirmação leva tempo.

Assessoria de Comunicação do Inep