Laboratório 15 de Dezembro de 2008

Melhores experiências educacionais de 2008 serão premiadas amanhã

A partir de amanhã, dia 17, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) promovem a solenidade de premiação das dez melhores experiências educacionais do Brasil em 2008. A premiação é parte da programação do II Seminário de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional, que se realiza em Brasília nos dias 17 e 18 de dezembro.

Os dez projetos venceram a segunda edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), e pelo Inep em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em 2008, 230 municípios inscreveram suas experiências ao prêmio. Os municípios vitoriosos são Novo Hamburgo e Passo Fundo (RS), Pompéia e Santos (SP), Sobral e Itaiçaba (CE), Petrolina (PE), São Pedro dos Crentes (MA), Dourados (MS) e Castanhal (PA).

A partir de 2009, cada um desses municípios vencedores receberá a quantia de R$ 100 mil para ser empregada no desenvolvimento, ampliação e avaliação das iniciativas premiadas.

Durante o seminário, os dez projetos serão apresentados ao público em quatro grupos temáticos: gestão pedagógica; planejamento e gestão; avaliação e resultados educacionais; e gestão de pessoas. A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente do Inep, Reynaldo Fernandes e da secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda.

O Prêmio Inovação em Gestão Educacional é realizado a cada dois anos e tem como objetivo divulgar as experiências que ajudam a atingir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso Todos pela Educação. Os trabalhos premiados passam a integrar o Banco de Experiências do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional. As experiências cadastradas podem ser acessadas pelo site http://laboratorio.inep.gov.br/

O Ministério da Educação acredita que essas iniciativas servem de inspiração para dirigentes educacionais na elaboração de políticas de gerenciamento de sistemas e tem por objetivo elevar a qualidade da educação básica.

Serviço:
O que: II Seminário de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional
Onde: Centro de Eventos e Treinamentos (CET), SGAS quadra 902, bloco C – Asa Sul/ Brasília/DF
Quando: dias 17 e 18 de dezembro (das 9 às 17h30)

Assessoria de Imprensa do Inep