Educação superior 29 de Junho de 2016

Comunicado – Anasem

A Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Maria Inês Fini, comunica que a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) está em fase final de estruturação, sem data prevista para sua aplicação.

A avaliação está sendo elaborada com base nas diretrizes curriculares nacionais que organizam os cursos de Medicina e em consonância com a Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, que institui o Programa Mais Médicos. Participam também, dessa avaliação, representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), bem como professores médicos de notória competência em avaliação, além de representantes da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem).

A presidente do Inep reforça, ainda, que o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) não será alterado ou substituído pela Anasem. Todas as providências relativas à referida avaliação estão em curso e serão publicadas com total transparência. Consideram-se, portanto, intempestivas quaisquer informações que não sejam as oficiais emanadas pelo Inep e suas comissões assessoras.