Censo Escolar Censo da educação superior 18 de Fevereiro de 2002

Instituições devem responder ao Censo da Educação Superior

Questionário já está disponível na Internet e o Inep vai concluir o levantamento até 30 de abril próximo

Com a finalidade de radiografar a situação do ensino superior no País, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) já colocou on line o questionário do Censo da Educação Superior para preenchimento das informações referentes a 2001. Para responder, as instituições que oferecem cursos de graduação e seqüenciais devem clicar aqui.

Pelo Censo da Educação Superior, será possível saber o número de alunos matriculados, ingressantes e concluintes dos cursos de graduação e seqüenciais nas diferentes redes de ensino de todas as unidades da Federação. O último levantamento divulgado, com os dados de 2000, mostrou que, no País, havia 2,7 milhões de estudantes em 10.585 cursos.

A partir da série história da pesquisa foi possível detectar que, desde 1995, a taxa média de crescimento anual da matrícula na graduação foi de 8,9%, contra 2% no período 1991-94. Também foi identificado que, em 2000, pela primeira vez, o número de professores com mestrado ou doutorado é maioria nas instituições de Educação Superior.

Segunda fase - O levantamento faz parte da segunda etapa do Censo da Educação Superior. Na primeira fase, iniciada em dezembro e que está em andamento, os estabelecimentos de ensino prestam informações sobre os dados institucionais, o quadro de professores e técnico-administrativo, a situação financeira, as condições de infra-estrutura e a oferta de cursos de extensão e de especialização.

O Inep vai concluir o levantamento de 2001 até 30 de abril próximo. O resultado deverá ser divulgado em setembro. A resposta ao censo é obrigatória para que as instituições e os seus respectivos cursos se inscrevam ao Exame Nacional de Cursos, o Provão, e se submetam à Avaliação das Condições de Ensino. É por meio dessas avaliações que o Ministério da Educação renova o reconhecimento dos cursos superiores.

Assessoria de Comunicação do Inep