Anasem 20 de Setembro de 2016

Instituições de Ensino Superior têm até 20 de setembro para fazer a inscrições dos participantes da Anasem 2016

Os coordenadores de cursos de medicina têm de 15 a 20 de setembro para inscreverem seus alunos na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), por meio do site anasem.inep.gov.br. A inscrição é de inteira responsabilidade das instituições de ensino superior (IES), mas cada aluno poderá acessar este endereço eletrônico, após sua inscrição ter sido devidamente realizada, conferir seus dados e gerar um PDF com o comprovante para impressão. Contudo, para que ele tenha acesso à página, é importante que seu e-mail tenha sido informado, juntamente com seu CPF, pelo coordenador de curso, no ato da inscrição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encaminhará a todos os coordenadores de curso um arquivo com o CPF dos alunos que precisam fazer a prova. Mas a inclusão do e-mail dos alunos também é importante para que estes possam receber, posteriormente, o resultado do seu desempenho na Anasem. Haverá a opção de gerar um arquivo em PDF de cada inscrição ou mesmo uma planilha de excel de toda a turma. Será possível ainda visualizar, editar e excluir os dados.

Se na base de dados enviada pelo Inep estiver algum aluno que já não faça mais parte do grupo, a instituição precisa listar e avisar ao Instituto o status do estudante: matrícula trancada, aluno transferido, ou aluno em atividade acadêmica fora do município, por exemplo. Os estudantes que fazem parte do curso e não estiverem na base de dados encaminhada pelo Inep também deverão ser inscritos. Já aqueles que não puderem realizar a prova, desde que com ausência devidamente justificada, poderão participar da avaliação no ano seguinte.

A Anasem tem caráter obrigatório para o estudante, que terá sua "regularidade" atestada no diploma. A prova será aplicada em 9 de novembro de 2016, às 13h (horário de Brasília), na própria instituição onde o aluno faz o curso. Nesta primeira edição só fazem as provas os alunos que ingressaram no curso em 2015, ou seja, do 2º ano. Serão 60 questões de múltipla escolha e três dircursivas. Só o próprio estudante e o coordenador terão acesso ao resultado, que estará situado em um dos três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado.

Situações e dúvidas específicas poderão ser tratadas via e-mail: anasem@inep.gov.br ou pelos telefones: (61)2022-3420 ou (61)2022-3406.

Clique aqui para acessar a área de inscrição.

Assessoria de Comunicação Social