Avaliação dos cursos de graduação 13 de Fevereiro de 2005

Inep vai avaliar 800 cursos de graduação in loco até março

Até o final do ano, 4,4 mil cursos serão avaliados para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento pela equipe do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) inicia, a partir do dia 14 de fevereiro, os processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação oferecidos por instituições de ensino superior que integram o sistema federal.

A lista com os primeiros 800 cursos, divididos em dois grupos, a serem avaliados até março, já está disponível na página eletrônica do Inep (www.inep.gov.br). Ao todo serão 4,4 mil em 2005, divididos em 11 grupos.

A IES, cujo curso conste na lista, receberá uma comunicação do Inep e terá de cumprir um cronograma previamente estipulado. A ordem dos cursos a serem avaliados durante o ano segue dois critérios: data de protocolização no Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior (Sapiens/MEC) (www2.mec.gov.br/sapiens) e data de colação de grau da primeira turma. O cronograma com as etapas das avaliações dos dois primeiros grupos também já está disponível na página do Inep (www.inep.gov.br). Essa é a primeira vez que ele é divulgado com antecedência.

Depois de encerradas as avaliações dos dois primeiros grupos, será iniciada uma nova rodada com mais 800 cursos de graduação, escolhidos segundo os mesmos critérios dos dois primeiros, e assim sucessivamente até o final do ano, quando deverão ter sido avaliados 4,4 mil cursos.

Segundo Iara Xavier, coordenadora geral de avaliação da Educação Superior do Inep, "a avaliação é fundamental para garantir a qualidade da formação acadêmica dos estudantes em todas as áreas do conhecimento, sem ela a instituição não pode emitir diploma".

Sinaes - A Avaliação dos Cursos de Graduação é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem por objetivo o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação oferecidos pelas IES brasileiras, veiculadas ao sistema federal. Elas ocorrem em duas etapas.

Uma pela Internet, quando a IES selecionada preenche um formulário eletrônico na página do Inep, declarando informações sobre a qualidade do corpo docente, a organização didático-pedagógica e as instalações físicas, com ênfase na biblioteca, e a outra, quando docentes selecionados e capacitados pelo Inep vão às instituições, onde permanecem durante três dias para uma verificação in loco. Mais informações: (www.inep.gov.br/superior/sinaes).

Assessoria de Comunicação do Inep