Inep 07 de Julho de 2017

Inep reúne especialistas em Comissão de Estatística e Psicometria

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu a primeira reunião técnica de sua recém-formada Comissão de Estatística e Psicometria. O encontro foi realizado nesta sexta-feira, 7, na sede do Instituto, em Brasília (DF), e reuniu especialistas escolhidos dentre pesquisadores com destacada atuação nos processos de concepção dos instrumentos de medida e de análise de dados das estatísticas, avaliações e exames da educação básica e superior em larga escala. A comissão foi instituída pela Portaria Inep nº 319, de 10 de abril de 2017.

A constituição da comissão vem da necessidade de assessoramento nas várias fases de concepção e de análise estatística e psicométrica dos instrumentos desenvolvidos pelo Instituto. A comissão também se justifica pela importância do fortalecimento do processo de formação continuada dos servidores do Instituto e pela relevância na constituição de assessoria ad hoc externa competente para a emissão de parecer de mérito circunstanciado.

“O projeto de uma comissão de assessoramento surgiu em 2013. Queremos que esses especialistas nos ajudem na produção de informações adicionais demandadas pela sociedade, de uma forma simples e de fácil entendimento”, defendeu Eduardo Carvalho Souza, coordenador-geral de instrumentos e medidas da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb). A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES) e a Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) também estão envolvidas com a Comissão.

Atribuições – O papel dos especialistas é apoiar, subsidiar e assessorar o Inep na definição de modelos e de procedimentos para a produção e análise estatística e psicométrica dos dados provenientes das estatísticas, avaliações e exames da Educação Básica e Superior; assim como nas mudanças referentes a aspectos teóricos e metodológicos utilizados na concepção e nas análises relativas às estatísticas, às avaliações e aos exames da Educação Básica e Superior. Também espera-se uma contribuição com a formação e capacitação de servidores do Inep; além da emissão de pareceres técnicos.

Comissão de Estatística e Psicometria do Inep

- Caio Lucidius Naberezny Azevedo, Universidade Estadual de Campinas;

- Cibele Queiroz da Silva, Universidade de Brasília;

- Dalton Francisco de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina;

- Girlene Ribeiro de Jesus, Universidade de Brasília;

- Heliton Ribeiro Tavares, Universidade Federal do Pará;

- Jorge Luis Bazán, Universidade de São Paulo;

- Josemberg Moura de Andrade, Universidade Federal da Paraíba;

- Pedro Alberto Barbetta, Universidade Federal de Santa Catarina;

- Olavo Franco Ferreira Filho, Universidade Estadual de Londrina;

- Ricardo Primi, Universidade São Francisco;

- Ruben Klein, Fundação Cesgranrio