Avaliação Institucional 02 de Dezembro de 2004

Inep realiza seminário para formação de avaliadores institucionais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) realiza, nos dias 6 e 7 de dezembro, o Seminário de Avaliação Institucional. Foram convidados para participar do evento professores cadastrados no Banco de Dados de Avaliadores Institucionais da autarquia. O objetivo do seminário é orientar e sensibilizar os participantes quanto à avaliação institucional externa em Instituições de Educação Superior, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para o diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior, Dilvo Ilvo Ristoff, esses seminários são importantes principalmente porque vão além da simples idéia de treinamento. "Trata-se de uma formação de avaliadores, o que envolve não só o conhecimento dos instrumentos, mas também o processo de avaliação, propriamente dito, desde as qualidades que deve ter um bom avaliador até as funções da avaliação, os seus propósitos e conceitos de qualidade."

Entre as atividades previstas, destacam-se a realização de debates sobre qualidade e avaliação e a apresentação da proposta de uma matriz orientadora da avaliação institucional externa. Realizada pelo Inep, a Avaliação Institucional tem por objetivo verificar as condições gerais de funcionamento dos estabelecimentos de educação superior. Ela se apóia na análise de todas as informações relativas à instituição e na verificação, in loco, realizada por uma comissão de avaliadores. A Avaliação Institucional é um dos componentes do O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Na avaliação de Dilvo Ilvo Ristoff, a participação no Seminário de Avaliação Institucional, que ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro, foi muito positiva. "Os pesquisadores tiveram uma visão panorâmica da educação superior a partir do Censo e discutiram questões relacionadas ao Sinaes", destacou.

O Sinaes é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Avaliará todos os aspectos que giram em torno desses componentes, tais com o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Clique aqui para ver a programação

Assessoria de Imprensa do Inep