Censo Escolar Censo da educação superior 02 de Fevereiro de 2003

Inep realiza Censo da Educação Superior

Levantamento faz radiografia da graduação do País. Questionário está disponível na internet e deve ser respondido até 31 de março

As instituições de ensino superior públicas e privadas têm até o dia 31 de março deste ano para responder ao Censo da Educação Superior 2002, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). O questionário está disponível na internet, desde de 20 de novembro do ano passado. Preencher formulário.

A finalidade deste levantamento é radiografar, anualmente, a situação do ensino superior no País. Com os dados do Censo, é possível saber o número de alunos matriculados, ingressantes e concluintes dos cursos de graduação e seqüências nas diferentes redes de ensino de todas as unidades da Federação. Permite também, conhecer o número e a qualificação dos professores e os cursos oferecidos atualmente nas diversas áreas do conhecimento.

O último levantamento divulgado, com os dados de 2001, mostrou que, no País, havia 3 milhões de estudantes em 12.155 cursos de graduação presenciais, mais de um milhão ingressantes e quase 400 mil concluintes. Revelou ainda que, dos 204 mil docentes, 54% eram mestres ou doutores.

A resposta ao Censo é obrigatória para que os estabelecimentos de ensino e os seus respectivos cursos se inscrevam nas avaliações realizadas pelo Inep. É por meio dessas avaliações que o Ministério da Educação reconhece cursos superiores e recredencia as instituições.

Assessoria de Comunicação do Inep