Ações internacionais 15 de Julho de 2015

Inep publica edital de seleção de professores para Comissão do Celpe-Bras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta quarta-feira, 15, no Diário Oficial da União, o edital nº 11, para a seleção de professores brasileiros para formação da comissão técnico-científica do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

Os integrantes da comissão atuarão como elaboradores de itens, revisores, corretores do exame, além de monitorar o credenciamento e a capacitação das instituições de ensino como postos aplicadores. Os especialistas que desejam participar do processo seletivo devem se cadastrar no portal do Inep. As inscrições começaram na segunda-feira, 20, e se estendem até o dia 9 de agosto.

Os professores nomeados serão remunerados por meio do auxílio da avaliação educacional, destinado aos servidores ou colaboradores que, em decorrência do exercício da docência ou pesquisa no ensino básico ou superior, público ou privado, participem, em caráter eventual, de processo de avaliação educacional de instituições.

Candidatura – Para participar da seleção, o candidato não pode fazer parte do quadro de servidores efetivos ou comissionados do próprio Inep, do Ministério da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Também não podem se candidatar os proprietários de estabelecimentos de ensino privado ou aqueles que, por qualquer motivo, estejam afastados do quadro de colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI).

Cadastramento – O interessado deve preencher as informações no ato da inscrição, anexar no sistema os documentos comprobatórios obrigatórios, que deverão estar legíveis, preferencialmente em formato PDF, além de aceitar o termo de sigilo e compromisso, que se encontra anexo ao edital.

Resultado – O resultado do processo seletivo será publicado no Diário Oficial da União na data provável de 17 de agosto. A divulgação final dos selecionados será no dia 11 de setembro.

Confira o edital nº 11, de 14 de julho de 2015
Acesse o portal do Inep para fazer sua inscrição

Ruane Santos
Assessoria de Comunicação Social