Inep 20 de Setembro de 2017

Inep participa do 23º Congresso Internacional de Educação a Distância

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participa do 23º Congresso Internacional de Educação a Distância (Ciaed), promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Com o tema “Metodologias ativas e tecnologias aplicação à educação”, o congresso é realizado de 17 a 21 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). Mariangela Abrão, Diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep, representou a presidente Maria Inês Fini na cerimônia oficial de abertura, e falou sobre os desafios para a avaliação da educação superior com o novo marco da Educação a Distância (EAD).

O Inep também participou da sessão “Diálogo com o MEC”, que contou com Mariangela Abrão e com a coordenadora-geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES) do Inep, Sueli Macedo. Além do Inep, a sessão teve representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE); Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres); Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Secretaria de Ensino Superior (Sesu); e Secretaria de Educação Básica (SEB).

Nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21, o Inep realizará quatro oficinas no congresso. São elas: O fluxo processual na fase Inep, na perspectiva do novo decreto EaD/Subsídios para novos critérios de qualidade em EaD: instrumentos de avaliação externa em construção - Avaliação institucional; Enade 2016: resultados, indicadores e acesso à informação; Indicadores de Qualidade da Educação Superior: caracterização, limites e possibilidades;  O fluxo processual na fase Inep, na perspectiva do novo decreto EaD/Subsídios para novos critérios de qualidade em EaD: instrumentos de avaliação externa em construção - Avaliação de curso.