Inep 30 de Junho de 2017

Inep participa do 1º Congresso da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participou do  1º Congresso da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, em São Paulo. O evento foi realizado no Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, e o coordenador da Assessoria de Comunicação Social do instituto, Alexandre Retamal Barbosa, participaram de mesas de discussão. Também estava presente o Diretor de Estudos Educacionais do Inep, Valdir Quintana, e outros servidores do instituto.

Na abertura do Congresso, o presidente da Jeduca, o jornalista Antonio Gois, ressaltou a política de embargos adotada pelo Inep desde 2016 e que tem contribuído de forma significativa para aprimorar a cobertura jornalística de educação. Gois explicou ainda que a postura do Inep incentivou o MEC, em diversas ocasiões, a utilizar a mesma estratégia de comunicação.

Na manhã de quinta-feira, 29, o coordenador da Ascom, Alexandre Retamal Barbosa, participou da mesa "Navegando por Bases de dados de educação", junto com a jornalista Simone Harnik (ex-Estadão e ex-Folha de S. Paulo). O objetivo foi mostrar aos jornalistas como acessar os principais dados do Inep e também outras estatísticas de educação que podem contribuir para aprimorar a apuração dos jornalistas e a qualidade de suas reportagens.

Coube à professora Maria Inês Fini o encerramento do Congresso. Na tarde desta quinta-feira, 29, ela participou da mesa "Os indicadores da Educação Básica", junto com o ex-presidente do Inep, Chico Soares, e com Ocimar Alavarse, da Universidade de São Paulo (USP). Depois, concedeu uma entrevista coletiva para cerca de 90 jornalistas setoristas de educação que participaram do Congresso.

Na oportunidade, Maria Inês explicou os diversos programas em curso ou em fase planejamento no Inep. “Foi uma oportunidade única de mostrar a esse público o esforço que o Inep está fazendo para continuar contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento da educação no Brasil", afirmou.