Educação Básica 10 de Outubro de 2017

Inep participa de Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participa do Seminário Internacional sobre Avaliação da Educação Básica nesta terça e quarta-feira, 10 e 11, em Recife (PE). O encontro reúne mais de 500 participantes, entre eles especialistas em educação de várias partes do Brasil e do mundo. Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o seminário visa desenvolver uma proposta de aprimoramento das avaliações estaduais da Educação Básica, além da possibilitar a integração das avaliações estaduais e federais entre as Secretárias de Educação do Brasil a partir dos resultados do grupo de trabalho de avaliação do Consed.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, participou da cerimônia de abertura, que iniciou o debate sobre a importância da troca de experiências entre as equipes das secretarias quanto ao desenho, à implementação e à utilização das avaliações realizadas no país. A proposta da discussão é construir um diagnóstico sobre as avaliações nas redes estaduais, o que está permitindo a ampliação dos debates sobre a construção do sistema nacional de avaliação.

“A participação do Inep é importante para estabelecer uma parceria futura entre o Instituto, o Consed e a Undime na redefinição do Sistema da Avaliação Básica no Brasil”, afirmou Maria Inês. Em um painel de discussão, também na manhã desta terça-feira, a presidente do Inep falou sobre o papel da Base Nacional Comum Curricular na redefinição das referências curriculares para a avaliação em larga escala e avaliação processual formativa.

O Inep também é representado pela diretora de Avaliação da Educação Básica, Luana Bergmann Soares, que participa da mesa de debate onde serão apresentados os planos do Inep sobre o conteúdo e a arquitetura das avaliações nacionais. Os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) também estarão em pauta durante o seminário.