Inep 16 de Agosto de 2017

Inep participa da IX Reunião da Abave em Salvador

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é um dos apoiadores da IX Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, aberta nesta quarta-feira, 16, em Salvador (BA). Com o tema “PNE e a Avaliação Educacional”, o evento reúne os principais pesquisadores da área de avaliação educacional entre 16 e 18 de agosto, no Hotel Fiesta, na capital baiana.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, fará parte da mesa de abertura e falará sobre os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) no Brasil. Os servidores do Inep são autores de 18 trabalhos, entre mini-cursos, mesas-redondas, pôsteres, apresentações orais e uma sessão especial com o tema “Monitoramento do PNE: desafios teóricos e metodológicos na construção de indicadores”. A autarquia também estará presente com o estande institucional, onde exibirá suas principais publicações científicas.

O Plano Nacional de Educação (PNE), destaque da reunião, foi aprovado em junho de 2014 e é um instrumento de apoio para o planejamento, execução e aprimoramento de políticas, programas e ações destinadas à garantia do direito de todos a uma educação de qualidade. Além de prever metas e estratégias para o ensino em todos os níveis, a serem executadas em um prazo de dez anos, o PNE prevê também a necessidade da avaliação e monitoramento constantes dessas metas. Esse monitoramento é realizado pelo Inep.

A diversidade de objetivos, metas e estratégias que compõe o PNE impõe diversos desafios à sua avaliação e constante monitoramento, que abarcam desde a necessidade de especificar critérios e padrões para a avaliação, que permitam aquilatar a evolução da educação nacional e indicar direções para seu aprimoramento, até a especificação de indicadores e instrumentos para monitorar os avanços em direção à consecução das metas propostas. Essa discussão orienta a organização, a seleção e a escolha das atividades da IX Reunião da Abave, um fórum privilegiado para a discussão dos aspectos relacionados ao monitoramento e à avaliação do Plano Nacional de Educação.

Confira os trabalhos do Inep na Abave

  • Estudo do Perfil dos Participantes do Encceja 2013 e de Algumas Variáveis que Influenciam o Desempenho dos Participantes no Exame (pôster)
  • Indicadores de trajetória discente usando os dados dos Censos Educacionais do Inep (mesa redonda)
  • Análise das trajetórias de meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da RIDE-DF - uma análise dos dados do censo escolar 2012-2016 (comunicação oral)
  • Panorama das vagas remanescentes em instituições públicas de Educação Superior (pôster)
  • A relevância da Classificação dos cursos para o monitoramento das metas e avaliações da Educação Superior (pôster)
  • Estratégias para formação de avaliadores de produção escrita em língua materna (minicurso)
  • Manipulação dos microdados do SAEB 2015 com o uso do R (minicurso)
  • O Laboratório Cognitivo como pré-testagem qualitativa: investigando as respostas dos estudantes aos itens da Provinha Brasil  (comunicação oral)
  • Análise de DIF Nos Itens de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do Enem Entre o Público da EJA e o do Ensino Regular (pôster)
  • Monitoramento do PNE: desafios teóricos e metodológicos na construção de indicadores (sessão especial)
  • Indicador de Nível Socioeconômico 2015: Proposta de uma nova metodologia (comunicação oral)
  • Proposta de Indicadores e Cenários Para Avaliar o Cumprimento das Metas de Expansão dos Cursos de Graduação do Plano Nacional de Educação (comunicação oral)
  • Interpretação das notas do Brasil no Pisa e a Estratégia 7.11 do PNE  (comunicação oral)
  • Proposta Metodológica de Indicadores de Monitoramento do Gasto Público em Educação no PNE (2014-2024) (comunicação oral)
  • Remuneração dos Professores da Educação Básica: Alternativas de construção do Indicador da Meta 17 do PNE (comunicação oral)