Censo Escolar Censo da educação superior 11 de Dezembro de 2006

Inep/MEC divulga novos dados da educação superior Portal dará transparência total às informaç

Um universo de 2.165 instituições de ensino superior, 20.407 cursos, 305.960 funções docentes e 4.453.156 matrículas. Esses são alguns dos dados levantados pelo Censo da Educação Superior 2005, que o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgam nesta terça-feira, 12 de dezembro.

O Censo 2005 atualiza as informações da educação superior, sobre número de instituições, cursos, matrículas, vagas, inscritos, ingressos, concluintes, docentes e pessoal técnico administrativo. Neste ano, o levantamento trará também dados discriminados por turno (diurno e noturno) e de acordo com a localização das instituições (no interior dos estados ou nas capitais). Outra inovação é que serão divulgadas, pela primeira vez, informações sobre os cursos de pós-graduação lato sensu do País.

Todas os dados do Censo da Educação Superior 2005 estarão disponíveis no novo portal do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Portal do Sinaes entra em funcionamento a partir desta terça-feira
, no endereço http://sinaes.inep.gov.br:8080/sinaes.

Com o lançamento deste sistema, o Inep pretende facilitar o acesso às estatísticas da educação superior brasileira, uma vez que será possível checar dados desde 1991 até 2006 e, inclusive, informações detalhadas de cada instituição, como a qualificação de seus docentes ou os resultados no Enade.

Assessoria de Comunicação do Inep