Inep 18 de Agosto de 2017

Inep encerra participação na IX Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional

Durante três dias, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou trabalhos e conduziu importantes discussões na IX Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), realizada em Salvador (BA), entre 16 e 18 de agosto.

Com o tema “PNE e a Avaliação Educacional”, o evento reuniu os principais pesquisadores da área na discussão dos desafios para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, fez parte da mesa de abertura e participou de mesa redonda sobre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Foi discutido como os resultados da iniciativa de avaliação comparada tem determinado a condução das políticas de educação em países da América Latina.

O Inep também foi responsável pela sessão especial da Reunião, com o tema "Monitoramento do PNE: desafios teóricos e metodológicos na construção de indicadores". O Instituto é responsável por aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educacao.

Os mais de 40 pesquisadores do Inep presentes no evento foram responsáveis por 18 trabalhos, entre mini-cursos, mesas-redondas, pôsteres, apresentações orais, sessões e painéis científicos.

Confira os trabalhos do Inep na Abave

  • Pisa e sua influência nas políticas públicas e educacionais (mesa redonda) - Maria Ines Fini
  • O que o Pisa diz sobre o currículo de matemática (pôster) - João Galvão Bacchetto e Wallace Nascimento Pinto Júnior
  • Estudo do Perfil dos Participantes do Encceja 2013 e de Algumas Variáveis que Influenciam o Desempenho dos Participantes no Exame (pôster) - Denys Cristiano      de Oliveira Machado e Vanderlei dos Reis Silva
  • Indicadores de trajetória discente usando os dados dos Censos Educacionais do Inep (mesa redonda) - Willians Kaizer dos Santos Maciel e Vitor Passos Camargo
  • Análise das trajetórias de meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da RIDE-DF - uma análise dos dados do censo escolar 2012-2016 (comunicação oral) - Aline Perfeito de Sousa
  • Panorama das vagas remanescentes em instituições públicas de Educação Superior (pôster) - Janaina Ferreira; Katia Cristina da Silva Vaz
  • A relevância da Classificação dos cursos para o monitoramento das metas e avaliações da Educação Superior (pôster) - Laura Bernardes da Silva e Patricia Carolina Santos Borges
  • Manipulação dos microdados do SAEB 2015 com o uso do R (minicurso) - Alexandre Marques Jaloto Rego e Laene Ascenso Lustosa
  • O Laboratório Cognitivo como pré-testagem qualitativa: investigando as respostas dos estudantes aos itens da Provinha Brasil (comunicação oral) - Gabriela Freitas de Almeida e  Clara Machado da Silva
  • Análise de DIF Nos Itens de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do Enem Entre o Público da EJA e o do Ensino Regular (pôster) - Alexandre Marques Jaloto Rego
  • Monitoramento do PNE: desafios teóricos e metodológicos na construção de indicadores (sessão especial) - Adolfo Samuel de Oliveira e Gabriela Thamara de Freitas Barros
  • Proposta de Indicadores e Cenários Para Avaliar o Cumprimento das Metas de Expansão dos Cursos de Graduação do Plano Nacional de Educação (comunicação oral) - Alexandre Ramos de Azevedo e Luiz Zalaf Caseiro
  • Interpretação das notas do Brasil no Pisa e a Estratégia 7.11 do PNE (comunicação oral) - Bolivar Alves Oliveira
  • Proposta Metodológica de Indicadores de Monitoramento do Gasto Público em Educação no PNE (2014-2024) (comunicação oral) - Marcelo Lopes de Souza, Mariano Laio de Oliveira e Rafaela Campos Sardinha
  • Analysis of Value-Added Estimations in Brazilian Higher Education using Enade and Enem Test Scores (painel de pesquisa) - Renato Augusto dos Santos
  • O laboratório Cognitivo como Pré-testagem qualitative: investigando as respostas dos estudantes aos itens da Provinha Brasil - Gabriela Freitas de Almeida, Viviane Fernandes Faria Pinto, Patrícia Andréia Queiroz Pereira, Cátia Maria Machado da Costa Pereira, Débora Torquato de Almeida, Guilherme Veiga Rios, Helciclever Barros da Silva Vitoriano, José Roberto de Souza Santos, Lenice Medeiros, Wallace Nascimento Pinto Junior, Waleska Karine Soares Coutinho Souto e Clara Machado da Silva Alarcão
  • Estratégias para formação de avaliadores de produção escrita em língua materna (minicurso) - Patrícia Vieira Nunes Gomes
  • Indicador de Nível Socioeconômico 2015: Proposta de uma nova metodologia (comunicação oral) - Adolfo Samuel de Oliveira e Gabriela Thamara de Freitas Barros.