Censo Escolar 05 de Julho de 2004

Inep e IBGE realizam verificação dos dados do Censo Escolar

Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizam, em julho e agosto, pesquisa para verificar as informações declaradas ao Censo Escolar 2004. Os pesquisadores vão percorrer 319 municípios do País para examinar, em cerca de quatro mil escolas das 27 unidades da Federação, a veracidade dos dados informados no levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

O Censo Escolar coleta informações sobre alunos, docentes, estabelecimentos e rendimento de todas as etapas da educação básica. Os dados servem de base para programas do Ministério da Educação como a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), Merenda Escolar, Livro Didático, Dinheiro Direto na Escola e o Transporte Escolar.

Este é o segundo ano em que a Pesquisa Amostral de Verificação nas Escolas (Paves) é realizada por meio de um convênio entre o Inep e o IBGE. A diferença é que este ano, pela primeira vez, a pesquisa acontece antes da divulgação dos dados preliminares do Censo, que está prevista para setembro. "A pesquisa foi antecipada de modo que seus resultados façam parte da divulgação preliminar e os municípios possam solicitar eventuais correções", afirma Dirce Gomes, diretora de Estatística da Educação Básica do Inep.

Até o ano passado, pela sistemática adotada, os dados do Censo eram tabulados pelo Inep e, depois de divulgados, era realizada a pesquisa de verificação. Segundo a diretora do Inep, uma outra vantagem na antecipação da pesquisa é que, ao ser realizada mais próxima da coleta que tem como data de referência o mês de março, a obtenção de dados para checagem torna-se mais fácil.

Capacitação – Cerca de 170 pesquisadores do IBGE receberam, na semana passada, em Caeté (MG), orientações sobre o questionário a ser aplicado nas escolas durante a realização da pesquisa de verificação dos dados do Censo Escolar.

No encontro, os pesquisadores que participaram da verificação no ano passado tiveram a oportunidade de falar das experiências e dos problemas encontrados. Segundo Dirce Gomes, os relatos servem para aprimorar o trabalho que será feito este ano. "Verificamos que existe uma dificuldade muito grande das escolas no registro dos dados escolares. Com a pesquisa de verificação, também estamos realizando um trabalho educativo, para que as informações correspondam, de fato, à realidade dos estabelecimentos de ensino" conclui.

Assessoria de Imprensa do Inep