Saeb 24 de Outubro de 2019

Inep acompanha aplicação de norte a sul do país; são 60 mil profissionais envolvidos na avaliação

Na primeira semana de aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fazem a supervisão dos procedimentos em 11 estados brasileiros, nas cinco regiões do país. Esta será a maior edição já realizada em 29 anos de avaliação, com a participação de 73 mil escolas e 7,1 milhões de estudantes.

As equipes do Inep realizaram as capacitações e planejaram a logística de entrega e aplicação das provas do Saeb para garantir procedimentos padronizados em cada uma das 247 mil turmas envolvidas na avaliação. Além do profissionalismo, a dedicação dos parceiros locais (secretários de educação, diretores e professores) assegura a qualidade dos dados coletados nos questionários socioeconômicos e nas provas.

Participam do Saeb todas as escolas públicas e privadas declaradas no Censo Escolar, totalizando, em 2018, 181,9 mil unidades. As dificuldades geográficas, principalmente nos estados da região Norte, foram minimizadas com a criação de 2.316 polos em locais estratégicos espalhados pelo país, com segurança 24 horas, que guardam os malotes com provas e questionários. O Saeb 2019 tem 60.597 profissionais envolvidos na aplicação. “Quando terminou a aplicação do Saeb 2017, o Inep já iniciou o planejamento de 2019 para a realização da maior avaliação aplicada pelo instituto”, destaca o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro.

Confira o quantitativo de profissionais envolvidos na logística para realização do Saeb 2019:

  • Coordenador Estadual de Logística: 58
  • Coordenador de Polo: 2.316
  • Subcoordenador Estadual de Logística: 162
  • Aplicador: 54.436
  • Apoio Logístico: 3.625

Novidades – Pela primeira vez, uma amostra de diretores e professores da educação infantil respondem aos questionários do Saeb. Os links para os formulários eletrônicos foram enviados para 3 mil creches e pré-escolas públicas, localizadas nas zonas urbanas e rurais. Uma amostra de estudantes do 2º ano do ensino fundamental também participa, de forma inédita, neste ano. A avaliação vai aferir a capacidade de leitura, com referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. A BNCC também foi a base para a elaboração das matrizes de referência e dos respectivos testes cognitivos para 125 mil estudantes do 9º ano, que farão as provas de ciências humanas e de ciências da natureza.

O Inep, responsável pela avaliação, em parceria com a empresa aplicadora contratada, a Fundação Cesgranrio, aplica as provas de língua portuguesa e matemática do Saeb 2019 para turmas do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e para as 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado. A avaliação ocorre no horário regular de aulas, até 1º de novembro.

Saeb – O Saeb permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis estatais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação, baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional. As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Confira, no Flickr do Inep, fotos de aplicadores do Saeb no Norte do país e da recepção preparada para os estudantes no Grupo Escolar Georgete Eluan Kalume, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco (AC).

Veja as fotos do Saeb 2019

Saiba mais sobre o Saeb

Conheça a Cartilha Saeb 2019