Prova Docente 15 de Junho de 2011

Inep abre inscrições para elaboradores de itens para a Prova Docente

Estão abertas as inscrições para interessados em elaborar e revisar itens para a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. Os interessados em realizar serviços de elaboração e revisão técnico-pedagógica ou revisão linguística de itens terão até o dia 1º de julho para se cadastrar pela Internet, no endereço http://bni.inep.gov.br/inscricao.

Os colaboradores selecionados trabalharão na elaboração e revisão de itens para compor o Banco Nacional de Itens para a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente (BNI-Docente). Os itens serão elaborados a partir da Matriz de Referência, atualmente em processo de discussão com as entidades que compõem o Comitê de Governança da prova. Essa ação se insere no processo de implementação da Prova Docente, cuja primeira aplicação está prevista para o segundo semestre de 2012.

Para se candidatar a uma vaga de elaborador e revisor técnico-pedagógico de itens, é necessário ter formação e experiência mínimas em uma das áreas relacionadas à Prova Docente, entre as 24 áreas indicadas no Edital. Para se candidatar a uma vaga de revisor linguístico, é necessário ter licenciatura ou bacharelado em Letras e experiência em revisão de textos publicados ou de itens de provas para avaliação ou seleção.

Os candidatos com as melhores classificações, de acordo com a pontuação descrita no Edital, serão convocados para um curso de capacitação em Brasília, com duração de 3 dias, a ser realizado no período entre 1 e 19 de agosto. Os candidatos serão convocados para esse treinamento até 9 de julho. Os colaboradores aprovados neste curso de capacitação serão convocados para a elaboração, revisão técnico-pedagógica e revisão lingüística de itens de acordo com as necessidades do Inep.

Assessoria de Comunicação do Inep