Educação superior 09 de Fevereiro de 2018

Inep abre canal para solucionar dúvidas sobre novos instrumentos de avaliação in loco de cursos de graduação e IES

Os Procuradores Educacionais Institucionais (PI) das Instituições de Educação Superior (IES) –  responsáveis pelas atualizações cadastrais, tramitação de processos e encaminhamentos relacionados às avaliações in loco no sistema e-MEC – têm novo canal para solucionar dúvidas junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, a autarquia disponibilizou questionário eletrônico para encaminhamento de questões sobre os Instrumentos de Avaliação Institucional Externa e de Cursos de Graduação, além de outros temas relacionados.

Os pesquisadores institucionais das IES contatados por meio do sistema e-MEC têm até 20 de fevereiro para acessar o formulário e registrar suas dúvidas. As questões mais recorrentes ganharão destaque nas capacitações a distância que a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), por meio da Coordenação-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES), promoverá entre 27 de fevereiro e 2 de março.

Avaliações da Educação Superior – O Inep conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no país, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco dos cursos de graduação e IES realizadas pelas comissões de especialistas.