Enem Manchete 10 de Dezembro de 2019

Inep aplica provas do exame para pessoas privadas de liberdade

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) realizam as provas nesta terça e quarta-feira, 10 e 11 de dezembro. Quem teve a solicitação de reaplicação aprovada do Enem regular, por problemas logísticos, também fará o exame.

No primeiro dia, os participantes terão cinco horas e 30 minutos para fazer as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, com 90 questões, além da redação. Já na quarta-feira, 11 de dezembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, com duração menor: cinco horas para responder 90 questões.

O diretor de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Murillo Gameiro, explicou que os participantes do Enem PPL que já concluíram ou concluirão o ensino médio ainda este ano poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. “Os inscritos que não estejam cursando ou não concluirão o ensino médio após o ano letivo de 2019 e que fazem as provas só poderão utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos”, completou.

Enem PPL – O Enem PPL 2019 registrou 46.163 inscritos. O estado de São Paulo registrou o maior número de inscrições, com 15.826, seguido de Minas Gerais, que contou com 4.959. O responsável pedagógico de cada unidade prisional ou socioeducativa tem a função de acompanhar todos os trâmites do exame, desde a inscrição até o resultado, além de determinar a sala de provas dos participantes; a transferência entre as unidades, quando necessário, dentro do prazo previsto; e excluir aqueles que tiverem sua liberdade decretada.

Vale ressaltar que o responsável pedagógico também terá acesso aos resultados obtidos pelos participantes e pleiteará seu acesso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de educação superior, se for o caso. Além disso, deverá divulgar as informações sobre o exame aos participantes. Os gabaritos e os cadernos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas.

Acesse o edital do Enem PPL

Saiba mais sobre o Enem