Encceja Manchete 16 de Julho de 2019

Exame recebe inscrições de pessoas privadas de liberdade e de jovens sob medida socioeducativa

Estão abertas até o dia 26 de julho as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL). As inscrições devem ser feitas pelo responsável pedagógico de cada unidade prisional ou socioeducativa.

Podem ser inscritos apenas adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa das unidades ligadas aos órgãos de administração prisional e socioeducativa brasileiros que firmarem Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A adesão também é feita exclusivamente pela internet e o prazo termina na próxima sexta-feira, 19 de julho.

O Encceja é uma iniciativa do Inep direcionada aos jovens e adultos privados de liberdade que não concluíram os estudos na idade adequada. O exame é uma oportunidade para obtenção dos certificados do ensino fundamental e médio. Para realizar as provas, o participante deve ter, na data da aplicação, o mínimo de 15 anos de idade, se desejar a certificação para o ensino fundamental, e pelo menos 18 anos para o ensino médio. As provas do Encceja Nacional PPL serão aplicadas em 8 e 9 de outubro.

O exame é dividido em quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha. Aqueles que buscam a certificação do ensino fundamental serão avaliados nas áreas de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática. Para o ensino médio, o exame exigirá conhecimento nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias.

Confira o edital do Encceja Nacional PPL

Acesse o Sistema de Adesão e Inscrição PPL

Saiba mais sobre o Encceja