Publicações Manchete 24 de Janeiro de 2020

RBEP reabre sistema de recebimento para novos artigos

A editoria executiva da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) abriu novamente o sistema para submissão de novos artigos da publicação. O sistema foi fechado em virtude do recesso acadêmico de final de ano. Com o retorno das atividades, o prazo para envio volta a ser contínuo. A Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é a responsável pela publicação.

Os artigos não podem estar em processo de avaliação em outra revista. Também não será admitido o uso não referenciado de ideias, conceitos, análises, imagens e textos (ou fragmentos de textos) de outros autores.

Em 2019, os critérios para a submissão de artigos passaram por mudanças. Pelas novas diretrizes, autores são aqueles que contribuíram, de forma substancial, em todas as etapas do trabalho (concepção, aquisição de dados, análise e interpretação de dados, redação do artigo, revisão crítica do conteúdo e aprovação final da versão). Colaborações de estagiários e auxiliares de pesquisa deverão ser citadas ao final do artigo.

O limite máximo de extensão dos originais passou de 50 mil para 55 mil caracteres, com espaços para 55 mil. Além de resumos em língua portuguesa e inglesa com descrição do referencial teórico utilizado nos artigos submetidos à RBEP, os autores precisarão entregar também um resumo em espanhol.

Confira os tipos de textos que podem ser submetidos:

Estudos: artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada. Pelos critérios da revista científica, as pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados; enquanto as pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão de relevância para a área de educação.

Relatos de experiência: artigos teórica e metodologicamente fundamentados, contextualizados historicamente, a partir de projetos inovadores de intervenção pedagógica na área de educação, com análise crítica e reflexiva de processos e resultados.

Resenhas: análise crítica de livros ou filmes relacionados à educação lançados nos últimos três anos.

RBEP – Criada em 1944, a RBEP é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A revista publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentam consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuem para a construção do conhecimento na área de educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional.

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