Ações internacionais 24 de Agosto de 2017

Inep representa o Brasil em capacitação do sistema ARCU-SUL no Chile

Começa nesta quinta-feira, 24, em Santiago (Chile), mais uma capacitação do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (ARCU-SUL). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas ações internacionais de avaliação e de cooperação com outros países, integra o grupo de formadores da capacitação, direcionada a avaliadores das áreas de Veterinária e Enfermagem. Serão 80 participantes, dentre eles 19 avaliadores brasileiros.

O Sistema ARCU-SUL – coordenado pela da Rede de Agencias Nacionais de Acreditação (Rana) e resultado de um acordo entre os Ministérios de Educação da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – realiza avaliações e acreditações de cursos universitários. Para isso, conta um corpo de avaliadores, denominados “pares avaliadores”, que seguem os critérios de qualidade ARCU-SUL. Para integrar o Banco Internacional de Pares Evaluadores (BIPE) é preciso passar por capacitações presenciais, em seminários regionais, e de formação continuada a distância. Quando passam a fazer parte do BIPE, os avaliadores podem ser convocados para avaliações na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai ou Uruguai.

As capacitações são feitas por um grupo de formadores que se desloca para os países para capacitar os avaliadores, otimizando gastos e possibilitando maior participação de avaliadores dos países. Os encontros de formação serão realizados até 2018 em diversos países do bloco. Os próximos serão no Chile, Brasil, Paraguai, Colômbia e Equador. Este ano, já ocorreram capacitações na Argentina e na Bolívia.