Ações internacionais 25 de Maio de 2017

Inep participa de Capacitação do Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) representa o Brasil na capacitação do Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE), na Cidade do México. O evento, entre 24 e 26 de maio, antecede o Quarto Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce), que será realizado em 2019.

A capacitação reúne as equipes técnicas dos 19 países integrantes do LLece, laboratório coordenado pelo Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (OREALC), um projeto regional que reúne as principais agências de avaliação educacional da região e foi concebido para acompanhar e monitorar o cumprimento dos compromissos da Agenda Educação 2030, da Unesco.

Essas equipes são responsáveis, em vada sistema educacional, pela análise estatística da amostragem estudada e pelo cálculo de amostras representativas da população escolar a fim de avaliar o Ensino Fundamental no contexto do estudo piloto que o Erce realizará em 2018. O objetivo do Erce é produzir informação válida e confiável que permita avaliar, compreender e comparar as realizações e os fatores associados a este desempenho em alunos dessa etapa de ensino na região da América Latina e Caribe.

Estudos Regionais Comparativos - O Erce é a continuidade de uma série de estudos iniciada em 1997, com o Primeiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Perce). Em 2006, teve início o Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Serce). O Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce) começou em 2013. Os Estudos Regionais Comparativos foram desenvolvidos para avaliar a qualidade da educação no Ensino Fundamental por meio da configuração de uma rede de diretores regionais de avaliação educacional na América Latina e no Caribe.  O foco principal é melhorar a qualidade e a igualdade das situações educacionais, por meio dos sistemas nacionais de medição e avaliação. O LLECE produz informações que retroalimentam políticas de educação. O fluxo se dá através dos relatórios que refletem o estado da qualidade da educação nas regiões de estudo.