Saeb 17 de Junho de 2020

Inep registra o dobro de cadastros para consulta aos resultados preliminares do Saeb em relação à edição anterior

Diante do cenário inédito provocado pela pandemia de COVID-19, a equipe responsável pela aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 planejou uma série de estratégias para que a comunidade escolar tivesse acesso aos resultados preliminares dentro do cronograma previsto. As medidas tiveram efeito positivo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou percentual recorde de cadastro de diretores e representantes legais para a verificação dos dados: 91% das 70.613 escolas públicas participantes. O número é mais do que o dobro da edição de 2017, quando 45% das escolas se credenciaram para consultar as informações da avaliação.

Parceria – Para fortalecer o contato com os diretores das redes de ensino, o Inep articulou parceria com interlocutores das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. O diálogo contribuiu para que a disseminação das informações ocorresse com qualidade até as unidades de ensino.

O Sistema Saeb ficou disponível para os representantes educacionais entre 31 de maio e 15 de junho. A plataforma on-line foi reformulada para aprimorar a produção de informações e facilitar a navegação. Além disso, os técnicos do Inep elaboraram manuais para detalhar as etapas de cadastro dos diretores, consulta aos resultados e elaboração de recursos, caso fossem verificadas inconsistências. As ferramentas da comunicação também foram utilizadas, como e-mails e divulgação nas redes sociais do instituto.

Resultados preliminares – Os resultados são divulgados por etapa avaliada (5º e 9º anos do ensino fundamental; 3ª e 4ª séries do ensino médio tradicional e integrado) apenas para os estabelecimentos públicos de ensino que cumpriram as diretrizes expressas na portaria do Saeb: mínimo de dez estudantes presentes no momento da aplicação e participação de pelo menos 80% dos matriculados. As escolas que colaboraram com amostras de estudantes não têm os resultados divulgados individualmente, e as informações obtidas compõem os dados por unidade da Federação, região geográfica e Brasil.

Resultados finais – Todas as escolas com aplicação censitária que cumprirem os critérios previstos na portaria do Saeb terão acesso a seus resultados finais por meio do Boletim da Escola, até 31 de agosto. Os municípios e estados poderão consultar os resultados finais no Painel Educacional, disponível no portal do Inep.

Saeb 2019 – Os testes da avaliação foram aplicados, no final de 2019, para 7,6 milhões de estudantes matriculados em 291 mil turmas, em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do país. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, aferidos no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A divulgação do Ideb e dos resultados finais do Saeb deve ocorrer no segundo semestre.

Saiba mais sobre o Saeb