Enem 15 de Maio de 2020

Participantes isentos também precisam fazer a inscrição até 22 de maio

A inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 não é automática para quem solicitou e teve o pedido de isenção deferido. O participante precisa se inscrever na Página do Participante, até 22 de maio. Quem garantiu a isenção finaliza a inscrição em menos tempo, porque já declarou vários dados requisitados pelo sistema do Enem.

Durante o período de solicitação de gratuidade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou aproximadamente 3,4 milhões de pedidos no sistema. Agora, os interessados em fazer o exame precisam concluir a inscrição e complementar informações, como língua estrangeira escolhida para a prova, se necessita de algum atendimento especializado e em qual cidade pretende realizar o Enem.

Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção de ofício, a partir da análise dos dados declarados no sistema de inscrição. A medida foi adotada com o objetivo de facilitar o processo para quem teve dificuldades em realizar a solicitação de isenção, devido às restrições impostas pelo isolamento social decretado para conter a propagação da pandemia da COVID-19.

Em 2020, o Enem acrescentou mais um nível de segurança, com a identificação pela foto. Quem não anexou a foto ou quiser trocá-la na Página do Participante deve aproveitar o prazo aberto para recepção de inscrições, que vai até sexta-feira da semana que vem (22).

Os interessados em fazer o Enem 2020 e que não se enquadram nos perfis de isentos precisam gerar o boleto na finalização da inscrição. O valor é o mesmo do ano passado, R$ 85, que deve ser pago até 28 de maio.

Enem – Nas versões impressa e digital, os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias; com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será em formato impresso.

Consulte os editais do Enem 2020

Acesse a Página do Participante