Enem 11 de Maio de 2020

Mais de 1 milhão se inscrevem para o Enem 2020 em 8 horas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 recebeu 1.013.345 inscrições até as 18h desta segunda-feira, 11 de maio. O sistema foi aberto às 10h pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação. Na edição anterior, foram necessárias dez horas para alcançar o mesmo número. O prazo para se inscrever no Enem vai até 22 de maio. O processo deve ser realizado pela internet, na Página do Participante.

Das vagas disponibilizadas para o Enem Digital (aproximadamente 101 mil), 75.798 já foram ocupadas por participantes que optaram por este modelo. A versão digital terá aplicação-piloto em 99 cidades de todas as unidades da Federação.

Em 44 cidades, não há mais vagas para as provas em computador: Maceió (AL), Macapá (AP), Manaus (AM), Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Quixadá (CE), Sobral (CE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Vila Velha (ES), Cariacica (ES), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Vitória (ES), Anápolis (GO), Goiânia (GO), Imperatriz (MA), São Luiz (MA), Dourados (MS), Contagem (MG), Betim (MG), Governador Valadares (MG), Ipatinga (MG), Belém (PA), Santarém (PA), Francisco Beltrão (PR), Recife (PE), Petrolina (PE), Caruaru (PE), Teresina (PI), Parnaíba (PI), Duque de Caxias (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Petrópolis (RJ), Santa Maria (RS), Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR), Criciúma (SC), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), Osasco (SP), Barueri (SP) e Santos (SP).

O Enem Digital terá a mesma estrutura logística do modelo impresso. As provas irão ocorrer em postos aplicadores credenciados nas cidades descritas no Anexo I do edital, por meio de computadores que serão disponibilizados pelo Inep.

Isenção – Os interessados que possuem direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição, de acordo com os critérios previstos no edital, terão gratuidade mesmo sem o pedido formal. A medida foi adotada para atender às restrições provocadas pelo isolamento social decretado devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Para os outros participantes, a taxa é de R$ 85, mesmo valor do ano passado.

Foto – Todos os inscritos devem anexar fotos ao sistema de inscrição, o que aumenta a segurança da aplicação. A foto deve ser atual, com todo o rosto enquadrado, iluminado e com foco, sem uso de óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, lenço, gorro ou similares). O arquivo deve ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 MB. O sistema não recebe arquivos em formato PDF.

As solicitações de recursos de acessibilidade podem ser feitas durante o ato de inscrição para a versão impressa do exame, até 22 de maio. Nesta edição, gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar foram incluídos na denominação “especializado”.

Enem – A estrutura do exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. O Enem impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro, e a versão digital, em 22 e 29 de novembro.

Acesse a Página do Participante do Enem

Leia os editais do Enem 2020