Enem 11 de Maio de 2020

Inscrições do Enem 2020 vão até 22 de maio, acompanhe o passo a passo

O prazo para a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi aberto nesta segunda-feira, 11 de maio, e vai até o dia 22. O procedimento é realizado pela internet, na Página do Participante. Neste ano, o sistema do Enem passou a integrar o portal de serviços digitais do Governo Federal, que é acessível com usuário (CPF) e senha únicos. O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um tutorial para quem tem alguma dúvida para concluir a inscrição.

Todos os participantes devem fazer o cadastro no portal gov.br. A própria Página do Participante oferece o acesso aos serviços do Governo Federal. A Nanda, uma das personagens da Galera do Enem, que foi criada pelo Inep, interage com quem faz a inscrição. Ela dá algumas informações durante o preenchimento do formulário e avisa quando o participante deixa algum campo em branco.

Enem-página do participante

Entre no gov.br e faça o seu cadastro, memorize a senha ou anote-a e guarde em local seguro. A senha cadastrada será necessária para acompanhar as etapas do Enem, desde a inscrição até a verificação das notas no ano que vem.

Volte à Página do Participante e clique em inscrição. Responda o desafio lógico e informe CPF e data de nascimento.

Enem-página do participante

O sistema dá a opção de entrar com o nome do pai ou não, mas o usuário deve marcar na tela se deseja informar. Em seguida, é necessário preencher os dados pessoais.

Enem-página do participante

Depois de informar o estado e o município onde mora, o participante precisa fornecer o documento de identificação, com número e órgão expedidor. Informe o CEP; se não souber, pode consultar a base de dados dos Correios na mesma página.

Enem-página do participante

A próxima tela vai perguntar se o usuário necessita de recurso de acessibilidade. Para quem precisa, a Nanda oferece as opções. Para cada caso, o sistema apresenta os recursos disponíveis.

Enem-página do participante

Quem responder que não tem necessidade de atendimento especializado segue para a próxima etapa, que é a da língua estrangeira, que o participante escolhe para ser avaliado na prova.

Enem-página do participante

Depois, o sistema vai perguntar qual é a sua situação em relação ao ensino médio.

Enem-página do participante

E qual o tipo de estabelecimento que cursou ou ainda está cursando, se é público ou privado. E caso o usuário se esqueça de responder, a Nanda, que é o sistema do Enem, aparece com cara brava e chama a atenção. O participante não consegue mudar de tela se não responder.

Enem-página do participante

Quem tem o certificado do ensino médio pelo Encceja precisa informar a situação. O sistema fará a pergunta em seguida.

Enem-página do participante

A próxima pergunta é sobre o tipo de ensino frequentado pelo participante, se é regular, de educação especial ou educação de jovens e adultos (EJA), e o ano de conclusão.

Enem-página do participante

A esta altura, o sistema já terá verificado se o CPF do usuário está vinculado ao número de identificação social (NIS) do CadÚnico. Se não for encontrado, será esta a hora de informar, clicando na opção “não tenho NIS”.

Enem-página do participante

A próxima etapa será muito importante para que o Inep conheça o participante e possa avaliar se ele se encaixa no perfil que garante a isenção da taxa de inscrição, mesmo que o pedido formal não tenha sido feito no prazo. São 25 questões que compõem o Questionário Socioeconômico. Quem tinha solicitado a isenção já respondeu estas perguntas e pode seguir para a próxima tela.

Enem-página do participante

A última pergunta é se o participante tem acesso à internet em casa. Quando responder, a Nanda vai lembrar que as informações declaradas no questionário não poderão ser alteradas após a conclusão da inscrição.

Enem-página do participante

Ao final do questionário, o participante vai informar os dados de contato pessoal: número de telefone fixo, celular e endereço eletrônico (e-mail).

Enem-página do participante

Agora, uma novidade do exame em 2020: o participante escolherá entre Enem Digital e o Enem impresso. Os “treineiros”, aqueles que não vão concluir o ensino médio neste ano, não poderão optar pela versão em computador.

Enem-página do participante

Está chegando ao fim! A Nanda vai perguntar em qual unidade da Federação e município o participante pretende fazer a prova. Esta informação deve ser dada com muito cuidado porque ela não poderá ser alterada após o dia 22 de maio, quando o período de inscrição estará encerrado.

Enem-página do participante

O Enem Digital tem um número limitado de inscrições (pouco mais de 100 mil) e, apesar de ocorrer em todos os estados do país e no Distrito Federal, tem número definido de vagas em alguns municípios, que estão descritos no Anexo I do edital do Enem Digital.

A outra novidade para os participantes é que todos devem anexar uma foto digital. Ela precisa ser atual, de rosto inteiro e sem artigos de chapelaria. O arquivo pode ser JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 MB. Basta clicar dentro do quadrado pontilhado e escolher nos seus arquivos.

Enem-página do participante

Anexada a fotografia, a próxima tela vai apresentar todos os dados declarados. Confira com atenção até o final da página. Se estiver tudo certo, clique em “enviar inscrição”. Se o sistema detectar que os dados do participante são de alguém que pertence a um dos perfis descritos no edital do exame para gratuidade na taxa de inscrição, o benefício está assegurado, mesmo sem pedido formal.

Enem-página do participante

Quem não se enquadra nos critérios de isenção deverá pedir a geração do boleto de R$ 85, que precisa ser pago até 28 de maio.

Enem-página do participante

Acesse a Página do Participante do Enem

Leia os editais do Enem 2020