As comissões que irão montar as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020 foram instituídas por portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 9 de março. As Comissões Assessoras de Área (CAA) estão subordinadas à Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.
Os membros das comissões têm as atividades ligadas a todo o processo de elaboração das provas do Enade, inclusive a análise dos gabaritos preliminares e as manifestações relativas às questões aplicadas no exame. São atribuições das CAAs a elaboração de diretrizes e matrizes de provas para a avaliação dos cursos do ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a revisão, a edição e a homologação de itens para armazenagem no Banco Nacional de Itens (BNI).
Neste ano, 23 comissões irão assessorar as seguintes áreas do ano II do ciclo avaliativo do Enade:
- Formação geral
- Grau de bacharelado: design e sistemas de informação.
- Grau de licenciatura: artes visuais, física, letras – inglês, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, matemática, música e pedagogia.
- Grau de licenciatura e bacharelado: ciências da computação, biológicas e sociais; educação física, filosofia, geografia, história e química.
- Grau de tecnólogo: em análise e desenvolvimento de sistemas, em gestão da tecnologia da informação e em redes de computadores.
A portaria prevê que os membros da comissão devem ter experiência mínima de três anos como docentes na graduação e não estar exercendo cargos ligados a chefias de autarquias vinculadas ao Ministério da Educação (MEC). A maior parte das atividades serão desempenhadas, de forma presencial, na sede do Inep, com o objetivo de resguardar o sigilo das informações.
As provas do Enade 2020 serão aplicadas para os concluintes dos cursos de graduação das áreas avaliadas e estão marcadas para 22 de novembro.
Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.