Saeb 05 de Fevereiro de 2020

Inscrições para elaboradores de itens do Saeb termina nesta sexta-feira, 7

Para desenvolver as avaliações aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são necessários itens que irão compor os instrumentos avaliativos. Um desses instrumentos é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os professores interessados na elaboração e revisão de questões do Saeb podem se cadastrar no sistema do Banco Nacional de Itens (BNI) e, se selecionados, irão compor o Banco de Colaboradores (BC-BNI). O banco armazena itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Inep. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela internet, no portal do BNI, até as 12h desta sexta-feira, 7 de fevereiro.

A atualização do corpo de elaboradores e revisores que compõe o BNI é fundamental para produção de itens e manutenção da qualidade dos instrumentos. Os editais publicados no Diário Oficial da União (DOU), de 6 de janeiro de 2020, trazem os perfis dos profissionais que podem efetuar a inscrição.

Confira o cronograma:

ATIVIDADES PERÍODO
Cadastramento dos colaboradores Até 7 de fevereiro
Análise dos documentos 45 dias após fechamento do cadastramento
Divulgação preliminar dos resultados Após análise dos documentos
Período de interposição de recursos

Até 5 dias após divulgação preliminar dos resultados

Análise dos documentos Até 7 dias após o fim do período de interposição
Divulgação final dos classificados Após análise dos documentos dos recursos

Para se inscrever, o docente precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • possuir os requisitos mínimos descritos nos Anexos I e II do edital;
  • possuir a formação de acordo com o perfil de interesse;
  • disponibilidade e aptidão para revisão técnico-pedagógica e elaboração de itens;
  • conhecimentos de informática suficientes para acessar, editar e realizar serviços em plataformas na internet;
  • não ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, da Capes, do Inep, do FNDE, do CNPq e da Finep, ou neles em exercício;
  • não ter sido afastado do quadro de colaboradores do BNI por qualquer razão prevista em editais anteriores ou por razões de desempenho ou por atitudes julgadas inadequadas.

BNI – O Banco Nacional de Itens foi criado pelo Inep para fornecer insumos para as diversas avaliações que desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova ou questionário. O Inep realiza chamadas públicas para a construção de uma rede de colaboradores interessados em elaborar e revisar itens, constituindo o Banco de Colaboradores do BNI para cada avaliação ou exame em desenvolvimento.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Confira os editais

Acesse o Sistema BNI