SEB 06 de Dezembro de 2019

Sistema já tem mais de 2 milhões de cadastrados

O Sistema Educacional Brasileiro (SEB) já superou a marca de 2 milhões de estudantes cadastrados em todo o país. Nesta sexta-feira, 6 de novembro, 2.057.750 alunos já estavam registrados; a maior parte deles, cerca de 1,6 milhão, são da educação superior. Para todos eles, já é possível emitir a ID Estudantil, cujo aplicativo já está disponível nas lojas virtuais de celular. O SEB é o banco de dados nacional de alunos do Ministério da Educação (MEC).

Para assegurar o acesso à ID Estudantil, a instituição de ensino, pública ou particular, da educação básica ou superior, pode indicar representantes para enviar as informações dos alunos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo SEB, operacionaliza o sistema, que terá novos serviços viabilizados pelo cadastro; a ID Estudantil é o primeiro deles.

Os representantes educacionais devem informar CPF, data de nascimento, curso, matrícula, ano e semestre de ingresso dos estudantes na instituição. Os cadastrados menores de idade precisam do responsável legal para baixar o aplicativo e permitir o acesso. Só aí é que os alunos poderão fazer o download da carteira.

O cadastro no SEB é contínuo e não tem prazo para ser encerrado. Os alunos podem conferir se a sua instituição de ensino repassou os dados ao sistema no site idestudantil.mec.gov.br. Caso não tenham sido cadastrados, os estudantes devem procurar a instituição para cobrar o envio. A ID Estudantil, emitida pelo MEC, é digital e gratuita para o usuário.

O processo de identificação é rigoroso e seguro. Os estudantes de 18 anos ou mais devem tirar uma foto tanto do próprio rosto quanto da Cédula de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para comparação das imagens. Isso servirá para coibir fotos falsas ou de terceiros.

A tecnologia reduzirá a burocracia e a identificação nos eventos será por meio de leitura de QR Code, localizado abaixo da foto da pessoa no aplicativo. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é parceiro na iniciativa, trabalhando com o cruzamento de dados para evitar fraudes. Os empresários organizadores de eventos terão o aplicativo ID Validador, por meio do qual qualquer estabelecimento pode checar se a carteirinha é verdadeira ou não.

Acesse o portal da ID Estudantil

Veja o site do Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Confira o Manual do SEB