Enade 24 de Novembro de 2019

Encerrada aplicação do Enade 2019 com 90% de comparecimento; 29 graduações avaliadas

Este domingo, 24 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 1.217 locais, em mil municípios de todas as unidades da Federação. A edição de 2019 teve 435 mil estudantes inscritos, com 90% de comparecimento. Em 2018, 84% dos inscritos fizeram as provas. O exame teve 179 eliminações nesta edição. Os participantes estão matriculados em mais de 9 mil cursos, de 29 graduações do país. As provas com tempo adicional ocorrem até 18h30.

Gabaritos – Os gabaritos das questões objetivas (múltipla escolha) serão publicados na quarta-feira, 27 de novembro, no portal do Inep. No caso das questões discursivas das provas de formação geral e componente específico, a previsão de divulgação é para o início de março de 2020.

Os participantes que não compareceram ao exame devem fazer a solicitação de dispensa da prova para o coordenador de curso de sua instituição, a partir de 2 de janeiro de 2020 até 5 de fevereiro. Fazer a prova ou justificar a ausência é obrigatório para a regularidade junto ao Enade. O concluinte que ficar irregular não cola grau, de acordo com as regras do edital.

Cursos avaliados – Na edição de 2019, o exame avaliou os cursos de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Provas – A prova do Enade é composta por itens de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Em formação geral, são dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso; a parte de componente específico tem 30 questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha.

Enade – O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

Acesse o Sistema Enade