Enade 21 de Novembro de 2019

Último dia para preencher Questionário do Estudante, requisito para diploma; faltam 35 mil estudantes

Termina, hoje, quinta-feira, 21 de novembro, prazo para que todos os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 respondam ao Questionário do Estudante. Preencher o formulário, que se encontra no Sistema Enade, é obrigatório para todos os graduandos que irão fazer as provas do exame neste domingo. Tanto a prova quanto o questionário são componentes curriculares obrigatórios para colar grau. “Faltam 35 mil inscritos para responder ao Questionário do Estudante. O prazo se encerra às 23h59 de hoje”, reforçou Camilo Mussi, presidente substituto do Inep. Mussi alerta os estudantes para a obrigatoriedade da prova e do questionário. “Se qualquer um destes requisitos não for cumprido, o aluno não cola grau neste ano ou no primeiro semestre do ano que vem”, informou o presidente substituto.

Até a manhã desta quinta-feira, o sistema registrou 400 mil questionários preenchidos, 92% do total e 278 mil visualizações de locais de provas, 64% dos inscritos. O endereço onde o participante consulta o local de provas encontra-se no Cartão de Confirmação da Inscrição de cada estudante inscrito. Para acessá-lo, é necessário que os participantes preencham o Questionário do Estudante. O cartão traz informações sobre o endereço do local de prova, horários e atendimentos (se solicitados e aprovados). O acesso ao cartão se dá pelo Sistema Enade, após preenchimento do CPF e da senha cadastrada no primeiro acesso do estudante. No fim desta notícia, há links com o passo a passo para acesso, dicas para recuperar a senha e outras informações complementares para responder ao questionário. Neste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, tem 434.859 estudantes inscritos na prova.

Enade – As provas do exame serão aplicadas em todas as unidades da Federação, em municípios de funcionamento dos cursos avaliados. Nesta edição, serão avaliados os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova e preencher o questionário. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Recuperar senha – Confira as orientações para recuperar a senha no Sistema Enade. Os estudantes que desejam recuperar a senha cadastrada devem seguir as seguintes orientações:

  • Acesse o Sistema Enade pelo endereço enade.inep.gov.br.

  • Clique no botão “Autenticação no Enade”.

  • Clique na opção “Recuperar Senha”.

  • Preencha as informações solicitadas (CPF e e-mail informados no cadastro).

  • Clique em “Confirmar”.

  • Acesse a caixa do e-mail informado e confira a senha temporária enviada pelo Inep.

  • Volte ao Sistema Enade e clique no botão “Autenticação no Enade”.

  • Informe o CPF e a senha temporária.

  • Cadastre uma nova senha, de 6 a 20 caracteres, com letras minúsculas e maiúsculas, com números de 0 a 9 e com símbolos, como: ! @ # $ % & *.

  • Ao acessar o Sistema Enade pela primeira vez, após a troca de senha, o sistema solicitará que você se autentique novamente, com a nova senha.

Assista ao vídeo sobre a importância do Questionário do Estudante

Acesse o Sistema Enade 

Veja passo a passo para recuperar senha do Enade 2019

Assista ao vídeo sobre a elaboração das provas do Enade