Enem 10 de Novembro de 2019

Começa segundo dia de aplicação do Enem; portões abrem 12h e fecham às 13h, horário de Brasília

Neste domingo, 10 de novembro, acontece a segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os portões dos locais de prova abrirão às 12h, horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Diferentemente do primeiro domingo de avaliação, hoje os participantes terão cinco horas para fazer as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Os portões dos locais de aplicação fecham às 13h e os participantes poderão sair com o Caderno de Questões a partir das 18h.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) determina que os participantes não deixem a sala de provas, em definitivo, antes de 15h30, duas horas após o início das provas. Quem descumprir a regra e sair antes será eliminado do exame. A partir desse horário, os participantes estarão autorizados a sair, mas não poderão levar o Caderno de Questões, o que só será permitido às 18h.

Quem faltou ao primeiro dia do Enem poderá fazer as provas normalmente hoje, 10 de novembro. O boletim de desempenho individual, entretanto, terá somente as notas das provas realizadas e o Enem servirá apenas para autoavaliação do participante.

Caneta preta - Assim como no primeiro dia, os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida, bem como documento de identificação oficial com foto, original. Não serão aceitos documentos digitais ou cópia, mesmo que autenticada. O Inep recomenda também que os participantes imprimam o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento (caso precise de comprovante) e levem os dois para a sala do exame.

É proibido entrar nas salas de exame com óculos escuros, bonés, ou acessórios que cubram a cabeças. Quanto ao restante da vestimenta do participante, não há restrições. No entanto, o Inep orienta que sejam utilizadas roupas leves e confortáveis, para o bem-estar durante as provas. Os lanches dos participantes não precisam estar em embalagens transparentes. Itens industrializados podem estar em suas embalagens originais, com rótulo, porém os alimentos serão vistoriados, conforme previsto no edital.

Primeiro domingo – Mais de 3,9 milhões de participantes realizaram as provas do Enem 2019 no primeiro domingo, 3 de novembro. O número representa 76,9% dos 5,1 milhões de inscritos no exame deste ano. Com o grande volume de participantes, o primeiro Enem da gestão do presidente Jair Bolsonaro registrou apenas 23,1% de ausentes. Isso quer dizer que 1,2 milhão de pessoas não compareceu para fazer o exame. O primeiro dia de exame também registrou outro recorde: 91% dos estudantes inscritos visualizaram o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Acompanhe a Página do Participante do Enem 2019

Leia o edital do Enem 2019

Veja outras informações do Enem