Enem 09 de Novembro de 2019

Quem faltou ao primeiro dia pode fazer o exame neste domingo, 10 de novembro

A um dia do segundo domingo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta os participantes para os procedimentos durante a prova. Diferentemente do primeiro dia, o tempo para resolver as questões no segundo domingo é menor, de cinco horas. Quem faltou no primeiro dia poderá fazer as provas deste domingo, 10 de novembro, quando serão avaliados os conhecimentos de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O boletim de desempenho individual, entretanto, trará apenas as notas das provas realizadas e o resultado só será usado para autoavaliação de conhecimentos.

Recomenda-se que os participantes compareçam aos locais de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência do seu início. Os portões de acesso são abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h, conforme o horário oficial de Brasília. Na entrada da sala e durante a prova, os inscritos devem apresentar um documento oficial, original e com foto. São aceitos: Cédula de Identidade; documento de identificação original com foto, fornecido por ordens ou conselhos de classe; Carteira de Trabalho; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; entre outros. Em caso de perda de documento, é obrigatório apresentar Boletim de Ocorrência com data de expedição de, no máximo, 90 dias. Documentos em formato digital e cópias autenticadas não são aceitos.

Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, também é obrigatória para o exame. Outros materiais como lapiseira, dispositivo eletrônico, boné e borracha não poderão ser utilizados, nem mesmo ficar sobre a carteira. O participante não pode deixar, definitivamente, a sala de exame antes de 15h30, duas horas do início da prova. Os participantes só podem levar o Caderno de Questões quando faltarem 30 minutos para o encerramento do exame, ou seja, 18h. Os gabaritos e os Cadernos de Questões serão publicados em 13 de novembro.

Declaração – Os participantes que precisarem comprovar sua presença no segundo dia do Enem 2019 deverão emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento, personalizado, deverá ser impresso e levado para ser entregue ao aplicador na entrada da sala do exame. O Inep não fornece comprovante de presença após o exame.

Confira o edital do Enem 2019

Saiba mais sobre o Enem

Veja a Página do Participante

Acesse o Site do Enem