Enem 03 de Novembro de 2019

Portões abertos em mais de 10 mil locais de aplicação do Enem 2019

Os 10.133 locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 tiveram os portões abertos ao meio-dia deste domingo, 3 de novembro, para receber os mais de 5,1 milhões de participantes inscritos. É considerado o horário oficial de Brasília. Neste primeiro dia de realização do exame serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação.

O Cartão de Confirmação da Inscrição seguirá disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem. Todas as informações necessárias aos participantes estão no site do Enem. Os portões serão fechados às 13h, também pelo horário de Brasília. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem 2019 é a 22ª edição do exame, criado em 1998.

Os participantes não deverão utilizar, ao ingressar na sala de provas, óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Não há nenhuma orientação do Inep para que os participantes estejam com os cabelos presos durante as provas do Enem. Também não há nenhuma regra sobre vestimenta. No entanto, o Inep orienta que sejam utilizadas roupas leves e confortáveis, para o bem-estar durante as provas.

Os lanches dos participantes não precisam estar em embalagens transparentes. Itens industrializados podem estar em suas embalagens originais, com rótulo, porém, os alimentos serão vistoriados, conforme previsto no edital.

Perfil do participante – Assim como nos anos anteriores, a maioria dos candidatos é mulher e representa 59,5% do total de inscritos; tem de 21 a 30 anos (26,7%), é parda (46,4%) e já concluiu o ensino médio (58,7%). Entre as regiões do Brasil, a maior parte dos inscritos está no Sudeste (35,2%), seguido por Nordeste (34,2%), Norte (11,7%), Sul (10,6%) e Centro-Oeste (8,3%).

Saiba mais sobre o Enem

Leia o edital do Enem 2019