Enem 03 de Novembro de 2019

Chegou o dia! Enem 2019 é aplicado neste domingo, 3, para 5,1 milhões de inscritos. Atenção: não tem horário de verão!

Começa hoje, 3 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os portões dos locais de prova abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Mas atenção: este ano não há horário de verão no Brasil! Na manhã deste domingo, alguns dispositivos eletrônicos adiantaram a hora, mesmo sem o horário de verão. Fique ligado no horário! O Enem obedece o horário oficial de Brasília. Nos estados e cidades do país que têm fuso horário diferente, os inscritos devem checar o horário local do exame. Confira o horário do seu local de prova no fim desta notícia.

Os participantes terão cinco horas e 30 minutos para fazer as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, totalizando 90 questões, além da redação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) determina que os participantes não deixem a sala de provas, em definitivo, antes de 15h30, duas horas após o início das provas. Quem descumprir a regra e sair antes será eliminado do exame. A partir desse horário os participantes estarão autorizados a sair, mas não poderão levar o Caderno de Questões. Só é permitido sair com o Caderno de Questões nos 30 minutos que antecedem o término das provas, ou seja, às 18h30.

Para fazer o Enem, os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida, bem como documento de identificação oficial com foto, original. Não serão aceitos documentos digitais ou cópia, mesmo que autenticada. O Inep recomenda também que o participante imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento (caso precise de comprovante) e leve os dois para a sala do exame.

Não há nenhuma regra sobre a vestimenta dos participantes. No entanto, o Inep orienta que sejam utilizadas roupas leves e confortáveis, para o bem-estar durante as provas. Os lanches dos participantes não precisam estar em embalagens transparentes. Itens industrializados podem estar em suas embalagens originais, com rótulo, porém, os alimentos serão vistoriados, conforme previsto no edital.

Enem 2019 – São 10.133 locais de aplicação do Enem, em 1.727 municípios brasileiros. O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. O exame também possibilita financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Perfil do participante – Assim como nos anos anteriores, a maioria dos candidatos é do público feminino, 59,5% do total de inscritos; tem de 21 a 30 anos (26,7%); é parda (46,4%) e já concluiu o ensino médio (58,7%). Entre as regiões do Brasil, a maior parte dos inscritos está no Sudeste (35,2%), seguido por Nordeste (34,2%), Norte (11,7%), Sul (10,6%) e Centro-Oeste (8,3%).

Abertura dos portões às 10h (horário local), com fechamento às 11h:

  • Acre
  • Amazonas - 13 municípios:

Atalaia do Norte

Benjamin Constant

Boca do Acre

Eirunepé

Envira

Guajará

Ipixuna

Itamarati

Jutaí

Lábrea

Pauini

São Paulo de Olivença

Tabatinga

Abertura dos portões às 11h (horário local), com fechamento às 12h:

  • Amazonas (com exceção dos 13 municípios descritos acima)
  • Roraima
  • Rondônia
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul

Abertura dos portões às 13h (horário local), com fechamento às 14h:

  • Fernando de Noronha (PE)

Acompanhe a Página do Participante do Enem 2019

Leia o edital do Enem 2019

Veja outras informações do Enem