Enem 02 de Novembro de 2019

Amanhã é dia de prova! Inep e MEC são as fontes oficiais para informações sobre o exame

Na véspera do primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta os participantes a buscar as fontes oficiais para tirar dúvidas e receber orientações. Dessa forma, fica garantida a realização das provas com tranquilidade e segurança. Todo o conteúdo oficial sobre o Enem 2019 é identificado com as logomarcas do Inep e do Ministério da Educação (MEC).

As páginas do Inep e do MEC na internet e suas redes sociais estão veiculando várias campanhas sobre o Enem, com orientações sobre documentos válidos, horários, itens permitidos, obrigatórios e proibidos, além de dicas para não zerar a redação. No YouTube do Inep, há ainda vídeos de orientação sobre a aplicação e o que antecede as provas. Na edição deste ano, o Enem tem 5,1 milhões de inscritos.

O Enem será aplicado em todo o Brasil nesse e no próximo domingo, dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, de estilo dissertativo-argumentativo, com no mínimo sete linhas. O tempo de prova, no dia 3, será de cinco horas e meia. A única caneta aceita, tanto para a redação quanto para assinalar as respostas no cartão, é a esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O participante deve levar documento original com foto, válido conforme previsto no edital do Enem 2019.

Novidades – Nesta edição, será eliminado o participante que deixar o telefone celular ou outro aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a prova, mesmo que o item esteja desligado e no envelope porta-objetos lacrado. Durante a prova, o participante deverá manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva. Os lanches não precisam estar em embalagens transparentes, mas serão vistoriados no dia da prova. Outra inovação é a Folha de Rascunho para cálculos no final do Caderno de Questões. Neste ano, o chefe de sala vai fazer a coleta da biometria no Cartão-Resposta com um coletor de digital.

CONHEÇA AS FONTES DE INFORMAÇÃO OFICIAIS DO INEP SOBRE O ENEM

Página do Participante – O enem.inep.gov.br é um site inteiramente dedicado ao Enem. Tudo o que o participante precisa saber está organizado, de forma cronológica, nas seções Antes da Prova, No Dia da Prova e Depois da Prova. Há também perguntas frequentes e cronograma. A Página do Participante resume, em linguagem descomplicada, os principais pontos do edital e dá ainda acesso a várias outras fontes de informação oficiais.

Aplicativo do Enem – O aplicativo do Enem está disponível para download nas plataforma iOS e Android e pode ser “baixado”, gratuitamente, na Apple Store e na Google Play. O app tem o cronograma com as principais datas do exame, mural de avisos, notícias, histórico da participação em edições anteriores e acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição e aos resultados individuais.

Facebook, Instagram e Twitter – As três redes sociais do Inep e do MEC replicam as principais informações relacionadas ao Enem, permitindo que os seguidores de cada perfil tenham acesso facilitado a dicas, orientações e novidades. As campanhas ficam em destaque no Instagram, Twitter e Facebook, e permitem a interação com o internauta.

YouTube – O canal do Inep no YouTube tem uma série de vídeos com orientações ao participante, com as principais informações do edital. O participante pode assistir ao tutorial para acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição e para recuperar a senha da inscrição.

Fale Conosco – O serviço de atendimento ao público do Inep e do MEC funciona de forma centralizada. Há duas opções: o número de telefone 0800 616161, com ligações gratuitas a partir de telefones fixos, e o Autoatendimento, a plataforma de atendimento on-line.

A Redação no Enem 2019 - Cartilha do Participante – Publicada anualmente, a cartilha da redação explica tudo o que se espera do participante nesta prova. O documento explica a correção, descreve os critérios usados na distribuição dos pontos e mostra exemplos de redação nota 1000. Desde 2017, o Inep publica também uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Cartilha do Participante em Libras.

Edital do Enem – O edital do Enem é o documento que rege todo o exame. Nele estão todas as regras e prazos, divididas em capítulos, como objetivos, estrutura do exame, taxa de inscrição, justificativa de ausência, atendimentos, orientações para a realização da prova, motivos para eliminações, correção da prova, obrigações do participante, documentos aceitos, itens proibidos, entre outros. O Inep também disponibiliza o edital do Enem em Libras.

Exame – As provas do Enem 2019 serão aplicadas em todo o Brasil neste e no próximo domingo, 3 e 10 de novembro. São 10.133 locais de exame, em 1.727 municípios brasileiros.

Acesse a Página do Participante do Enem 2019

Veja todas as notícias no Enem no portal do Inep

Fale com o Inep pelo Autoatendimento

Leia o edital do Enem 2019

Acesse o canal do Inep no YouTube