Enade 30 de Agosto de 2019

Último dia para retificação dos enquadramentos de cursos e das inscrições de estudantes

As instituições de educação superior têm até esta sexta-feira, 30 de agosto, para realizarem retificação dos enquadramentos de cursos e das inscrições de estudantes para realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já enviou um alerta, via e-mail, para os procuradores educacionais institucionais que precisam fazer a vinculação dos cursos às respectivas áreas de avaliação deste ano, com base nas diretrizes de prova, publicada no portal do Inep.

Todos os cursos relacionados às áreas do Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade devem ser enquadrados para o Enade 2019 ou ter justificativa de ausência de enquadramento devidamente registrada. Os procedimentos de retificação deverão ser realizados exclusivamente pela internet, no Sistema Enade.

Inscrição de estudantes – O prazo para retificar dados das inscrições dos estudantes também se encerra nesta sexta-feira, 30 de agosto, assim como a possibilidade de alteração do local de prova do estudante vinculado a curso de Educação a Distância (EaD), ou que estejam em mobilidade acadêmica. As ações relativas à inscrição dos estudantes para o exame devem ser efetuadas pelos coordenadores de curso.

Áreas avaliadas – Na edição de 2019, o Enade avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Cadastro – O estudante só poderá realizar seu cadastro e solicitar atendimento específico, especializado ou por nome social se já tiver sido inscrito pela instituição. O estudante que não identificar sua inscrição no Sistema Enade poderá solicitar esclarecimentos e providências diretamente com seu coordenador de curso.

Enade – O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por dois instrumentos obrigatórios: uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade. Quem estiver irregular em relação ao exame não poderá colar grau. As provas serão aplicadas em 24 de novembro.

Acesse o Sistema Enade

Confira o edital e as portarias do Enade 2019

Saiba mais sobre o Enade