Encceja 19 de Julho de 2019

Último dia para órgãos de administração prisional e socioeducativa aderirem ao exame

Termina nesta sexta-feira, 19 de julho, o prazo para órgãos de administração prisional e socioeducativa aderirem à aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. A adesão deve ser efetivada até as 23h59, considerando o horário de Brasília.

Só após a adesão os órgãos de administração podem indicar unidades prisionais e socioeducativas para aplicação do exame direcionado a pessoas privadas de liberdade (PPL). Assim como os órgãos de administração, as unidades prisionais também precisam firmar o termo de adesão junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As inscrições para o Encceja Nacional PPL também já estão abertas e podem ser realizadas pelo responsável pedagógico de cada unidade prisional ou socioeducativa até 26 de julho. Podem ser inscritos jovens e adultos privados de liberdade que não concluíram os estudos na idade adequada.

O Encceja é uma oportunidade para obtenção dos certificados do ensino fundamental e médio. Para realizar as provas, o participante deve ter, na data da aplicação, o mínimo de 15 anos de idade se desejar a certificação para o ensino fundamental e pelo menos 18 anos para o ensino médio. As provas do Encceja Nacional PPL serão aplicadas em 8 e 9 de outubro.

Confira o edital do Encceja Nacional PPL

Acesse o Sistema de Adesão e Inscrição PPL

Saiba mais sobre o Encceja