Censo Escolar 14 de Fevereiro de 2017

Inep promove seminário para revisar formulários do Censo Escolar de 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adequará os formulários para a coleta do Censo Escolar da Educação Básica 2018 à nova realidade da educação brasileira. Para analisar o processo atual e apresentar sua proposta de mudança, a autarquia promove de 14 a 16 de fevereiro, no Windsor Brasília (SHN), o Seminário de Revisão dos Formulários do Censo Escolar da Educação Básica. O objetivo é viabilizar a discussão sobre os campos coletados no levantamento estatístico e propor uma mudança nos formulários para coleta do próximo ano.

A última avaliação dos formulários de coleta do Censo Escolar da Educação Básica ocorreu em 2006, ocasião em que o levantamento se preparava para uma mudança de metodologia do processo de coleta. A partir de 2007, a coleta de dados passou a ser individualizada por aluno e profissional escolar, o que permitiu ganhos expressivos na qualidade da informação e na possibilidade de acompanhamento longitudinal desses atores dentro dos sistemas de ensino.

Após dez anos de coleta individualizada, poucas alterações foram realizadas nos formulários, sendo que as mudanças realizadas ocorreram para atender algumas demandas de inserção de informação. O objetivo do Inep é avaliar as informações que estão sendo coletadas em relação ao cenário atual dos sistemas educacionais e das políticas públicas que a cada ano estão se aperfeiçoando, de forma a contemplá-las, de forma plena, por meio das informações coletadas no Censo Escolar.

Programação - O seminário reunirá os usuários das informações do Censo, os declarantes dos dados e os formuladores de políticas públicas. Para isso proporcionará discussões entre as diretorias do Inep, órgãos do Governo Federal que utilizam as informações estatísticas e coordenações do Censo Escolar nos estados. No primeiro dia, 14, além da apresentação do Projeto de Revisão dos Formulários do Censo Escolar 2018, serão apresentadas a metodologia e a finalidade da coleta do Censo Escolar e os princípios estatísticos da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep.

Um painel com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Inep apresentará tendências na elaboração de questionários em processos censitários. Outras palestras serão sobre integração de bases de dados e o Censo Escolar e proposta de formulários para o Censo Escolar 2018. Nos dias 15 e 16 serão estruturados grupos de trabalho específicos para discutir o modelo atual e as possíveis melhorias.