Aviso de Pauta 12 de Janeiro de 2017

Inep comemora 80 anos com solenidade nesta sexta-feira

Os 80 anos de fundação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) serão celebrados nesta sexta-feira, 13, às 10h, no auditório do instituto. Às 9h30, haverá o hasteamento da primeira bandeira oficial do Inep. Durante a solenidade, conduzida pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, com presença do Ministro da Educação Mendonça Filho e outras autoridades, serão anunciados o Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliação e Estatísticas Educacionais, o novo portal do instituto e o Selo Postal e o Carimbo Comemorativo, criados pelos Correios. Haverá ainda homenagem a Anísio Teixeira, apresentação da Orquestra de Câmara da Academia Brasiliana e abertura da Mostra Histórica.

HISTÓRIA
O hoje chamado Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi fundado em 13 de janeiro de 1937 com o nome de Instituto Nacional de Pedagogia, como resultado de uma reforma do Ministério da Educação e Saúde Pública, encaminhada pelo governo de Getúlio Vargas ao Poder Legislativo. A Lei nº 378, promulgada em 13 de janeiro de 1937, em seu artigo 39, anunciava a criação de um órgão "destinado a realizar pesquisas sobre os problemas do ensino, nos seus diferentes aspectos".

No ano seguinte, com as competências e a estrutura definidas pelo Decreto-Lei nº 580, de 30 de julho de 1938, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep) abriu suas portas. As primeiras atividades foram sediadas em quatro salões do conjunto do Calabouço no Rio de Janeiro, sob a liderança do educador Lourenço Filho, primeiro diretor do Instituto. Só em 1972, o Inep recebe o nome atual: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Em 1997, é reestruturado e torna-se uma autarquia.

SOLENIDADE DE COMEMORAÇÃO INEP 80 ANOS
Data: 13/01/17
Local: Sede do Inep
Horário: 9h30 (Hasteamento das Bandeiras) e 10h (Solenidade)
Programação: SIG Quadra 4 Lote 327, Brasília, DF
- Assinatura da portaria que institui o Prêmio Inep de Jornalismo
- Lançamento do novo portal
- Lançamento do Selo Postal e Carimbo Comemorativo, pelos Correios
- Homenagem a Anísio Teixeira
- Apresentação da Orquestra de Câmara da Academia Brasiliana
- Coffee-brunch e exibição da Mostra Histórica

Assessoria de Comunicação Social