Saeb 30 de Novembro de 2016

Divulgados os microdados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

Já estão disponíveis para consulta do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os microdados da edição 2015 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O conjunto de dados permite que gestores, pesquisadores, instituições e interessados na área da educação possam realizar diagnósticos, estudos e pesquisas que subsidiem o planejamento e a proposição de ações no âmbito escolar e das redes de ensino. Os dados também possibilitam a formulação e a avaliação de políticas públicas na área educacional, visando contribuir com a melhoria da qualidade, equidade e eficiência da educação básica brasileira.

O pacote dos microdados Saeb 2015, além dos dados em si, apresenta dicionário, arquivo "Leia-me" e documentos técnicos, matrizes de referência, escalas de proficiência, questionários, planilhas de resultados, e os inputs – programas para leitura dos arquivos de dados nos pacotes estatísticos SAS e SPSS.

Funcionalidades - Desde 2013, as bases de dados dos alunos são apresentadas de maneira distinta, separadamente: 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental, e 3ª série do Ensino Médio. Dessa forma, é possível integrar as seguintes bases de alunos: a de resultados, a de respostas aos testes de Língua Portuguesa (Leitura) e de Matemática e a de respostas aos questionários contextuais.

A integração (para cada série/ano testado) das bases de resultados, de respostas aos testes e de respostas aos questionários possibilita, por meio dos inputs de leitura dos arquivos, colocar os rótulos nas questões e nas alternativas dos questionários, bem como nas outras informações contidas na base. Essa inovação facilita o manuseio dos dados pelo usuário, visto que disponibilizará as informações do Dicionário de maneira mais imediata e intuitiva, minimizando, assim, a necessidade de sua consulta.

Se o usuário preferir, pode acessar a base no formato".csv", que contém valores separados por delimitador com vírgula. Esse recurso também foi adotado por facilitar a leitura dos arquivos, independentemente do software estatístico utilizado.

Saeb – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil. A Aneb é uma avaliação bianual que abrange, de forma amostral e censitária, escolas e alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados no 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental (EF) e na 3ª série do ensino médio (EM) regulares. Seu objetivo principal é avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira.

Já a Anresc, ou Prova Brasil, é uma avaliação censitária bianual envolvendo os alunos do 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular das escolas públicas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas anos/séries avaliados. Seu objetivo principal é avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas de ensino, fornecendo resultados para cada unidade escolar participante, bem como para as redes de ensino.

  • Clique aqui para acessar os microdados do Saeb 2015

Assessoria de Comunicação Social