Censo da educação superior 22 de Novembro de 2016

Inep promove VI Encontro Nacional do Censo da Educação Superior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promove, nos dias 23 e 24 de novembro, o VI Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (Ences). O evento, que acontece no Hotel Windsor, em Brasília (DF) tem o objetivo de apresentar novas variáveis da edição de 2016, discutir estratégias para o aprimoramento da coleta de dados e esclarecer dúvidas comuns durante o processo de preenchimento da pesquisa.

O público-alvo do encontro, promovido anualmente, são dirigentes, gestores educacionais e pesquisadores institucionais (PI), responsáveis pelo preenchimento do Censo em cada Instituição de Ensino Superior (IES). A cada edição do encontro, prioriza-se a participação de diversas IES provenientes de todas as regiões brasileiras, democratizando o acesso de instituições de diferentes contextos sociais ao debate, além de incentivar a pluralidade do público presente. O VI Ences contará com representantes de 250 IES (das 2.364 ativas no país), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do próprio Inep.

Na programação de palestras, apresentações e debates o destaque será a mesa de discussão sobre "A contribuição do Censo da Educação Superior no aprimoramento do Sistema de Indicadores de Avaliação e de Monitoramento da Educação Superior no Brasil". Com moderação do Secretário da Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone, essa mesa terá a participação de Ivanildo Fernandes (Universidade Cândido Mendes), Luis Roberto Lisa Curi (Conselho Nacional de Educação), Renato Pedrosa (Universidade Estadual de Campinas) e Mariângela Abrão (Inep).

Ainda na programação, a Secretaria de Regulação da Educação Superior abordará assuntos gerais sobre a regulação e a supervisão no Sistema Federal de Ensino, bem como as principais questões relacionadas à atuação dos Pesquisadores Institucionais (PI) no âmbito dos processos regulatórios. Também serão realizadas palestras sobre os programas Fies, Prouni e Sisu. Além disso, as novas características e funcionalidades do Sistema do Censo da Educação Superior (Censup) 2017 serão apresentadas aos participantes.

Assessoria de Comunicação Social