Revalida 28 de Janeiro de 2016

Provas práticas serão realizadas em 30 e 31 de janeiro

As provas de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) serão realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro. Será a segunda etapa do exame para subsidiar o processo de revalidação de diplomas de medicina emitidos por instituições de educação no exterior. A aplicação será em cinco cidades: Fortaleza, Natal, Brasília, Porto Alegre e Campinas (SP).

A primeira etapa, com provas objetivas, ocorreu em 1º de novembro de 2015, para 4.280 inscritos. Destes, 1.858 estão aptos a participar da segunda etapa, que é prática. O resultado final tem previsão de divulgação em março de 2016, na página de inscrição do exame na internet.

Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa revalidar o diploma. O exame reconhece a autonomia das instituições de educação superior públicas, que podem fazer a adesão ao processo no Ministério da Educação.

O Revalida foi criado para simplificar o processo de revalidação de diplomas de medicina emitidos por instituições de educação superior estrangeiras. Sua implementação está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O exame é orientado pela matriz de correspondência curricular para fins de revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições estrangeiras. Na matriz foram definidos conteúdos, competências e habilidades das cinco grandes áreas de exercício profissional — cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia-obstetrícia e clínica médica.

 Acesse a página de inscrição do Revalida

Assessoria de Comunicação Social