Ações internacionais 28 de Janeiro de 2015

Sai resultado final da segunda edição do Celpe-Bras

O Diário Oficial publicou nesta quarta-feira, 28, a relação com os nomes dos aprovados na segunda edição de 2014 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As provas foram realizadas no período de 21 a 23 de outubro.

A lista informa os examinandos no Brasil e no exterior que obtiveram êxito em nível de proficiência e receberão os certificados: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

No Brasil, o certificado é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. As provas ocorreram no último outubro em 22 postos aplicadores credenciados no Brasil e em 58 no exterior — América do Sul, do Norte e Central, África, Ásia e Europa. Ao todo, 5.117 inscrições foram homologadas.

O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente por empresas e instituições de ensino. De acordo com a pontuação obtida no exame, o participante é classificado em quatro níveis de proficiência.

Aqueles que obtêm pontuação entre 2 e 2,75 são classificados no intermediário. Entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior. Entre 3,51 e 4,25, no avançado. Entre 4,26 e 5, no avançado superior. Com menos de 2 pontos não é possível obter a certificação.

Confira o resultado final

Ruane Santos