Ações internacionais 25 de Agosto de 2014

Homologação de inscrições deve ser feita até as 23h59 desta segunda-feira

Os coordenadores dos postos aplicadores do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) têm prazo até as 23h59 desta segunda-feira, 25, para providenciar a homologação das inscrições por meio do sistema eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prorrogação do prazo, que originalmente expiraria no dia 18 último, foi publicada também nesta segunda-feira. Sem a homologação, as inscrições deixarão de ser confirmadas.

As provas serão realizadas no período de 21 a 23 de outubro próximo, em 22 postos aplicadores credenciados no Brasil e em 58 no exterior. Para fazer a homologação, é necessário conferir a identificação do candidato, por meio do passaporte, carteira de identidade para estrangeiros ou documento de identificação oficial do país de residência. Também deve ser comprovado o pagamento da taxa de inscrição.

As provas do Celpe-Bras podem ser feitas por estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, cuja língua materna não seja o português. O candidato à certificação precisa comprovar idade mínima de 16 anos completos na data do exame. A escolaridade mínima deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente por empresas e instituições de ensino. De acordo com a pontuação obtida no exame, o participante será classificado nos níveis de proficiência intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Os resultados do exame serão divulgados em dezembro próximo. As homologações devem ser feitas na página do Celpe-Bras na internet. A prorrogação do prazo consta de retificação publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25.

Assessoria de Comunicação Social do Inep